Aprender a se locomover em uma metrópole é uma coisa complicada. Pode sempre dar trabalho a quem está indo pela primeira vez, e o transporte em Toronto não é diferente.
Quando estive em Toronto nos primeiros dias, eu não sabia como sair de lá para cá e vice versa.
No entanto, em Toronto, tudo é simples para quem sabe ler só um pouquinho de inglês ou é bem comunicativo, porque as pessoas do Canadá estão sempre dispostas a lhe explicar tudo que você precisar saber. O transporte em Toronto é de fácil uso e acesso, portanto, não há com o que se preocupar. Vamos falar sobre o transporte em Toronto de uma maneira fácil e que lhe deixe preparado para encarar essa grande cidade. Assim, dividi o artigo da seguinte forma:
Antes de falar do transporte por si, vamos falar sobre o trânsito na cidade. No geral, é calmo, já que as rodovias são bem pavimentadas e o movimento não é muito grande. Não é que não tenham muitos carros nas ruas, mas a proporção é muito pequena em comparação às cidades brasileiras, já que o sistema de transporte público é de qualidade e tem a confiança do povo local. O trânsito não é tão caótico quanto às demais metrópoles do resto do mundo.
Então, você pode ficar tranquilo quanto a engarrafamentos e esse tipo de situações. Raramente acontecerá, mas numa metrópole o que é mais recomendado é se planejar com bastante antecedência. Imprevistos podem acontecer, embora seja pouco provável.
O metrô de Toronto tem um mapa não tão complexo, como pode-se ver abaixo:
Com um único cartão, chamado Metropass, no valor de $146, é possível ter a opção de usar qualquer ônibus, metrô, e streetcar, durante o mês inteiro, tendo a opção do cartão semanal, e diário. Não é difícil de locomover-se na grande cidade, já que o governo canadense sempre dá um jeito de simplificar as coisas. As paradas do metrô são curtas e o tempo de fechamento das portas é prolongado. O serviço é muito bom e grande parte dos cidadãos de Toronto elogiam e usam diariamente.
O metrô é confortável e as pessoas no Canadá tem uma educação exemplar. Não tenha medo de deixar seus pertences à vista e curtir o “andar da carruagem” pois neste metrô não tem erro: não vai acontecer nada de errado com você.
O ônibus em Toronto é algo um pouco mais complicado e menos utilizado do que o metrô. É necessário explicar que a empresa que faz o transporte público em Toronto precisou de muito tempo para formular o mapa dos ônibus da cidade. Basicamente, há quatro principais linhas.
Linha verde – A principal e mais utilizada. Ela conecta desde fora da cidade até as mais importantes avenidas, sendo a principal a ser usada para ir ao centro da cidade.
Linha amarela – Esta linha conecta as universidades à estação central da cidade e também passa pelos pontos turísticos da orla, como o Queen’s Park.
Linha azul – É curta e atua apenas no bairro de Scarborough, onde estudantes e estrangeiros geralmente ficam. Essa linha apenas leva os estudantes para a parada da linha verde, que subsequentemente passará para a amarela.
Linha roxa – Atua apenas de Don Mills até Sheppard-Yonge, que é um terminal de ônibus integrado. Conecta o bairro até a faculdade.
Mesmo com a explicação, não é muito fácil andar de ônibus em Toronto. Ele não é tão usado por turistas quanto pelos locais. Se você pensa em usar o “bus” da cidade, tenha certeza de perguntar os itinerários e horários para não se perder.
Em Toronto, o Uber não vale tanto a pena quanto no Brasil. No geral, falando de todos os países, o Brasil é onde o Uber mais vale a pena, então é possível que você se decepcione em Toronto.
Os táxis são limpos e os motoristas sempre sabem os endereços, mostrando incrível preparo para lidar com a população e os turistas em geral. Eles também recomendam locais que partilham dos seus interesses.
Já o Uber é mais como um serviço de emergência, pois o povo local usa mais quando está com pressa e não consegue um táxi.
No exterior, sempre é bom lembrar que o Uber só funciona no cartão.
Portanto, se você está apenas com dinheiro na mão, o táxi é sua única escolha. E não é uma má escolha. Diferentemente do Brasil, onde o Uber vale mais a pena por ser um serviço de confiança e com um automóvel teoricamente melhor, o táxi no Canadá é de alta confiança, com motoristas inteligentes, bem preparados e também com bons carros.
O ônibus de turismo é sempre uma grande viagem cultural e uma ótima opção para quem quer conhecer melhor uma cidade, seja lá qual for. É interessante avaliar bem o passeio e pensar no que quer ver. Toronto tem o City Sightseeing Bus, com 48 viagens diferentes e tradução instantânea em todas as linguagens. Assim como qualquer ônibus de turismo, você pode descer onde quiser e visitar o local que quiser.
O ônibus tem passeios fascinantes, como o do primeiro dia, que lhe oferece a visita em 21 pontos turísticos da cidade, sendo este feito justamente para quem ainda não conhece nada.
O ônibus começa os passeios tão cedo quanto 7h30 e opera até as 22h da noite, podendo inclusive mudar o seu caminho para lhe deixar em um local mais tranquilo e próximo de sua habitação atual.
É incrível como esse serviço é bem elogiado pelos turistas que já passaram por lá. Entretanto, apesar da opção mais usada ser o passeio comum para conhecer a cidade, os próprios moradores da cidade usam quando querem planejar um passeio por fora, como até Niagara Falls.
Toronto é uma cidade de muitas opções, em todos os departamentos. Mas, em questão de transporte, deve-se ficar tranquilo, pois qualquer opção oferece segurança aos moradores e turistas que conhecem a cidade.
Outros artigos sobre Toronto / Canadá:
A primeira vista, o cartão de crédito Genial Investimentos Mastercard Black oferece aos seus cliente um bom programa de fidelidade…
Do Porto Velho à bela Catedral, não falta o que fazer em Marselha. A cidade é um verdadeiro encanto para…
A primeira dúvida após reservar as suas passagens é sempre quanto ao local onde você vai ficar no seu destino.…
Com certeza, visitar Marselha é uma viagem dos sonhos e realmente foi. Ainda maisque você conhecer a região da Provence,…
Em primeiro lugar, um roteiro na Cracóvia sempre vai contemplar uma grande parte da triste história da II Guerra Mundial,…
Primeiramente, a culinária na Polônia em geral destaca-se pela fartura na mesa. Os poloneses sem dúvida amam qualquer prato que…