Europa

Cidades Próximas a Marselha | Um Passeio na Região da Provence

Com certeza, visitar Marselha é uma viagem dos sonhos e realmente foi. Ainda maisque você conhecer a região da Provence, lá há dezenas de cidades próximas a Marselha.

Mesmo a cidade sendo incrível, estender a sua passagem pelos lugares ao redor pode ser parte do seu roteiro em Marselha.

Por isso, vamos ajudá-lo a conhecer melhor sobre qual cidade escolher!

Eu fui a Marselha e irei voltar lá, além disso, incluirei todas as cidades abaixo no meu novo roteiro.

Então, a seguir você saberá quais as melhores cidades da Provence no meu próximo roteiro.

Cidades próximas a Marselha: Aix-en-Provence

Aix-en-Provence cidade das fontes

Na região de Provence, logo próxima de Marselha, fica a apenas 40 km, está essa cidade de menos de 150 mil habitantes.

Fundada em 122 a.C., Aix-en-Provence é famosa tanto porque é rica em cultura e sua beleza encanta logo de primeira.

A cidade tem um ar universitário, afinal, ela hospeda muitos estudantes. Graças a isso, o clima parece sempre de alegria e jovialidade entre os diversos bares e restaurantes espalhados por ela.

Aix-en-Provence é conhecida também por ser a cidade das fontes. O título é devido às águas que provenientes das termas de Bagniers.

Porém, a cidade tem muito mais! É nela, por exemplo, que fica uma das ruas consideradas mais bonitas do mundo: Cours Mirabeau.

Aix-en-Provence: Cours Mirabeau

A partir dela você pode conhecer a Place de la Rotonde, onde há uma bela fonte. Aliás, ao longo da rua você poderá conferir três fontes principais: Fonte dos 9 Canhões, Fonte de Água Quente e Fonte do Rei René.

A caminhada pelo centro histórico da cidade, ou Vieille Ville é outra parte imperdível do roteiro. Por ali, além de aproveitar a gastronomia francesa pelos restaurantes em volta, a dica é perder-se pelas diversas ruelas. Em cada uma delas há um encanto diferente da cidade para você conhecer.

Não se esqueça de que essa é a cidade das águas, por isso encontrará tantas fontes. Consequentemente, você descobrirá que a água que sai de todas elas é potável. Então, a dica é simples: aproveite para encher a garrafa de água!

Você pode ir de Marselha para Aix-en-Provence de ônibus ou trem. No caso do trem o valor da passagem pode sair por apenas 8 euros e a viagem dura 40 minutos. Por outro lado, se preferir ir de ônibus, a passagem tem um valor de 5 euros e a viagem demora 30 minutos. Os ônibus partem a cada 15 minutos da estação.

Cassis, região da Provence

Cidades na região da Provence

Primeiramente, ela fica a pouco menos de 10 mil habitantes vivem nessa cidade próxima a Marselha.

Em segundo lugar, saiba de antemão que Cassis é um verdadeiro paraíso a 30 minutos da segunda maior cidade francesa.

Para muitos, Cassis é um pedaço do Mediterrâneo em território francês, o que aumenta a atração de turistas.

A água da praia tem uma cor única de esmeralda e as ruas ganham um toque especial com as pequenas casas antigas.

Essa cidade no litoral sul do país tem atrações de todos os tipos, mas, é claro, especialmente para os amantes de praia.

O que mais chama atenção na paisagem é que de um lado você encontrará as falésias e de outro calanques.

Muitas pessoas visitam o local para poder chegar nas calanques, contudo, isso você conseguirá apenas por mar, pode fazer um cruzeiro [clique aqui para mais detalhes], ou encarando uma trilha. Se você tem o espírito aventureiro, certamente valerá a pena!

O centro da cidade também merece uma boa visita na passagem por lá. Ande sem pressa para apreciar o artesanato e a arquitetura local. Dessa forma você poderá conhecer ainda ótimos restaurantes com opções de frutos do mar. Algumas pessoas ainda incluem no roteiro uma visita às caves de vinho do local.

Você pode ir para Cassis de Marselha através do trem com o TER. A viagem dura cerca de 20 minutos e o bilhete custa 2,70 euros.

Valensole

Campos de lavanda, perfeitos para uma foto

Essa é a cidade dos famosos campos de lavanda. Provavelmente você já viu muitas fotos de Valensole, entretanto, sequer sabia que a cidade existe. Ela é um verdadeiro cenário de filme com extensos campos roxos.

A cidade próxima a Marselha fica quase em uma colina. Lá é comum a cultura da lavanda e também da planta lavandin, muito utilizada em produtos de higiene.

Como as suas flores são roxas, isso é o que leva os grandes campos em Valensole a serem perfeitos para uma sessão de fotos. A colheita costuma ser entre julho e agosto, o que indica que nessa época você terá paisagens ainda mais bonitas.

Obviamente, você ainda pode aproveitar para conhecer a pequena e antiga cidade circulando pelo seu centro.

Então, você pode chegar lá de ônibus a partir de Marselha por cerca de 13 euros e a viagem dura 3h. Já de trem o tempo é o mesmo, mas a passagem é de cerca de 20 euros.

Ademais, você pode pegar um excursão bate e volta de Marselha, clique aqui para mais detalhes.

Cidades Próximas a Marselha: Avignon

Palácio dos Papas

Localizada às margens do Rio Rhone, Avignon tem uma localização estratégica e está a apenas 1h de distância de Marselha. A cidade tem menos de 100 mil habitantes, mas muitas atrações para incluir na sua viagem.

Ainda mais, uma das curiosidades sobre o local é que Avignon já foi considerada a capital mundial do cristianismo. Para entender melhor, isso aconteceu devido ao Palácio dos Papas, que hoje é o seu principal ponto turístico. Por volta de 1300 o palácio foi residência real dos papas pois o Papa Clemente V havia fugido de Roma. A visita ao local custa cerca de 11 euros.

Logo ao lado do Palácio dos Papas localiza-se outra atração, a Catedral de Notre Dame Des Doms. Atualmente, ela é considerada Patrimônio Mundial pela Unesco e certamente você não se arrependerá de conhecê-la!

Mais uma atração dessa cidade próxima a Marselha é a Ponte de Avignon. Ela foi construída por volta de 1180, porém foi destruída em seguida. Agora, o que há no local são quatro arcos restantes dos 22 que antes existiam na ponte.

Você pode ir de Marselha para Avignon de trem em uma viagem de cerca de 30 minutos. Para isso, você pagará 15 euros por trecho.

Arles

Arena de Arles

Se você não conhece Arles, saiba que ela já foi uma das cidades mais importantes da França. Em tempo, vale dizer que competia com a própria Marselha pelo protagonismo na região. Embora tenha cerca de 50 mil habitantes, o seu potencial é enorme, principalmente no turismo.

A cidade foi povoada por romanos, por isso até hoje uma de suas principais atrações é o Anfiteatro Romano. Ele está praticamente inteiro e você pode visitá-lo para conferir a sua estrutura.

Os criptopórticos da cidade também podem ser incluídos na sua rota. Trata-se de um imenso caminho subterrâneo de túneis com arcos que sustentavam o Forum Romano da cidade.

Outro motivo que torna a cidade famosa foi um morador ilustre: Van Gogh. O artista morou na cidade entre 1888 e 1889 e muitas pessoas visitam Arles para conferir os locais onde ele viveu. Aliás, foi justamente em Arles que Van Gogh cortou uma de suas orelhas.

Essa é uma das cidades próximas a Marselha com uma distância de no máximo 92 km. Assim, fica fácil chegar em Arles através de trem ou ônibus em uma viagem de cerca de 40 minutos.

Ideias de passeios

Se você desejar mais comodidade, pode adquirir pacotes de passeios completos através da internet. O lado positivo é que, dessa forma, você conta com traslado que muitas vezes faz até mais de uma cidade por dia.

Certamente, você encontra passeios que unem Aix en Provence e Cassis no mesmo dia. Alguns desses passeios ainda oferecem guia ou visitas a locais específicos. Normalmente, eles passam pelos principais pontos turísticos de cada cidade.

Enfim, a nossa dica é simples: não perca essa oportunidade de conhecer a região através das cidades próximas a Marselha. Você descobrirá tanto lugares paradisíacos como históricos e importantes para os franceses.

Mais artigos sobre Marselha

Joaquim Augusto

Brasiliense, pai da Ana Francisca, marido da Geovana e apaixonado pela minha família e por, adivinha só, V-I-A-J-A-R. Gosto demais de planejar viagens, já fiz roteiros para América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e Oceania alguns para mim, outros para amigos, outros para clientes. #viajarcuratudo

Recent Posts

O que fazer em Marselha | Lugares Imperdíveis

Do Porto Velho à bela Catedral, não falta o que fazer em Marselha. A cidade é um verdadeiro encanto para…

5 anos ago

Onde se Hospedar em Marselha | Melhores Bairros de Marselha | Não caia em Ciladas em Marselha

A primeira dúvida após reservar as suas passagens é sempre quanto ao local onde você vai ficar no seu destino.…

5 anos ago

Roteiro na Cracóvia: 2, 3 e 4 Dias na 2ª Maior Cidade Polonesa

Em primeiro lugar, um roteiro na Cracóvia sempre vai contemplar uma grande parte da triste história da II Guerra Mundial,…

5 anos ago

Onde comer em Cracóvia: conheça os restaurantes e as comidas típicas polonesas

Primeiramente, a culinária na Polônia em geral destaca-se pela fartura na mesa. Os poloneses sem dúvida amam qualquer prato que…

5 anos ago

Quando ir a Monte Verde, Sul de Minas Gerais

Em primeiro lugar, a resposta para a pergunta: quando ir a Monte Verde? É fácil. Pois, lá sempre faz aquele…

5 anos ago

O que fazer em Monte Verde: Passeios de Aventura

Certamente que Monte Verde no sul de Minas Gerais não é só um local romântico. Lá, também, tem muita aventura!…

5 anos ago