Em primeiro lugar, Montevidéu é uma cidade bem organizada e um com um sistema de transporte bem estruturado. Lá, você encontra diversas alternativas para se locomover, como ônibus, táxi, ônibus turístico e uber. Pelo fato de a cidade ser plana, pedalar também é uma das opções para explorar a cidade (foi o que eu fiz).
A capital uruguaia é servida por um aeroporto internacional, por um terminal rodoviário internacional e por outro regional. Não falta nada! Quer dizer… a lista de transporte em Montevidéu só não inclui ainda o metrô. Mas, como não é uma cidade muito grande, ele nem faz tanta falta.
Para te ajudar a planejar sua viagem, separei as principais dicas sobre transporte em Montevidéu neste post. São seis opções muito eficientes e com um bom custo-benefício. Veja só:
By User:Pikolas (me) – Own work, CC BY-SA 2.5, Link
O sistema de ônibus em Montevidéu é bom e barato. Com ele, você consegue se deslocar por, praticamente, todas as partes da cidade. O transporte público de lá é eficiente e você pode pagar a tarifa diretamente para cobrador ou para o motorista.
Para evitar que você pegue o ônibus errado, baixe um dos aplicativos referentes às linhas de Montevidéu. Um dos mais conhecidos e usado é o Intendencia de Montevideo. Pelo aplicativo ou pelo site, você pode informar onde você está e aonde você quer ir. Então é só dar ok e esperar pelo resultado da pesquisa. Dessa maneira, ele vai te mostrar qual é o ônibus mais indicado para fazer o trecho. Bem fácil, rápido e barato!
Eu de bicicleta no Parque Rodó | Foto do meu aquivo pessoal
Antes de mais nada, informo que foi o meio de transporte que mais usei em Montevidéu, principalmente para conhecer toda a rambla que fica à beira do Rio del Plata.
Por isso, eu posso confirma que Montevidéu é uma cidade privilegiada para os ciclistas. Por ser plana, a capital uruguaia é perfeita para quem gosta de pedalar. É bem comum ver os moradores utilizando bicicletas para se locomover. Mas, não são só eles! Isso também vale para os turistas. Pois, como eu disse, conhecer a capital uruguaia de bike é uma ótima alternativa para quem tem mais tempo disponível na cidade e busca praticidade.
Além de tudo, Montevidéu tem várias ciclovias, deixando o passeio ainda mais fácil e seguro. Desbravar a Rambla, a avenida à beira-mar mais famosa da cidade, de bicicleta é uma experiência muito legal. Eu recomendo!
Mas, como faço para conseguir uma bike? Bem, existem algumas empresas especializadas na locação de bicicleta, como a Bike Tours Uruguay e a Orange Bike. Outra opção é usar o Movete, um sistema de empréstimo de bicicletas semelhante ao existente em algumas cidades do Brasil. Em pontos estratégicos da cidade, você encontra estações onde é possível pode retirar ou devolver a magrela. Há, mais ou menos, 130 bicicletas disponíveis nesse sistema.
Táxi do aeroporto de Montevidéu | Foto do meu arquivo pessoal
O táxi é uma meio de locomoção de Montevidéu “bonzinho”, por causa do preço.
Geralmente, a gente fica receoso de pegar um táxi por causa do valor e por questões de segurança. Porém, lá não há problemas, pelo menos não passei e não conheço casos.
É bem fácil identificar os táxis oficiais e os preços cobrados por eles são tabelados.
No entanto, não se engane, os táxis no aeroporto, acho que para dar a primeira impressão, são perfeitos! Já a maioria dentro da capital serão compostos por carros mais velhos.
Encontrar um táxi disponível é relativamente fácil. Ah, e vale lembrar que, à noite, as corridas ficam 20% mais caras. Uma curiosidade é que, assim como em Londres, os carros têm uma divisória entre a parte da frente e a de trás. Na hora de pagar, você precisa colocar o dinheiro em uma “portinha” e é por lá também que o motorista vai devolver o seu troco. Legal, né?
Dá sim! Em Montevidéu o aplicativo já funciona plenamente. E não é só Uber que tem lá não. Além do Uber, o Cabify também está disponível. Assim como em outras partes do mundo, quando esses aplicativos chegaram por lá houve muita confusão com os taxistas. Mas, hoje, é bem tranquilo utilizar esses aplicativos por lá.
Então, eu fiz algumas simulações com o Uber para você ter uma noção de valores. Veja só:
O ônibus turístico de Montevidéu é daqueles hop on/hop off que vai percorrendo pelos principais pontos de interesse dos visitantes. No total, ele para 11 vezes e a volta completa dura pouco menos de três horas.
Aliás, a empresa responsável por esse ônibus se chama Descobrí Montevideo e ela oferece dois tipos de bilhetes: um válido por um dia e outro válido por dois dias. Você pode subir e descer no ônibus nos lugares que tiver mais vontade de conhecer, mas fique atento para o limite de embarque. O tíquete mais caro pode custar em torno de 900 pesos.
Os ônibus passam pelos pontos de uma em uma hora e o horário de funcionamento da linha vai das 9h00 às 17h00 durante a alta temporada. Entretanto, durante o inverno, o horário é reduzido: os ônibus correm das 9h30 às 15h30. Você curte esse tipo de transporte?
Carros no aeroporto de Montevidéu | Foto do meu aquivo pessoal
Porém, quem não quiser depender de transporte público, táxi ou uber, pode alugar um carro com bastante facilidade em Montevidéu. Aliás, é comum os turistas optarem por essa alternativa para poderem visitar as cidades vizinhas e desbravar o litoral uruguaio. É, certamente, bem mais cômodo, principalmente para quem viaja em família ou com amigos.
Os brasileiros conseguem alugar automóveis apresentando a carteira nacional mesmo. Não é preciso tirar a Permissão Internacional para dirigir. No Aeroporto Internacional de Carrasco, você consegue um carro com facilidade durante a baixa temporada. Todavia, as diárias mais baratas custam a partir de R$ 100, mais ou menos.
E como é dirigir em Montevidéu? Bem, não tem grandes segredos, mas é bom redobrar a atenção porque não há tantos semáforos espalhados pela cidade e, em alguns pontos, faltam sinalizações. Apesar disso e embora seja a capital do país, a cidade tem um trânsito tranquilo quando comparado com as metrópoles brasileiras.
Você tem alguma dúvida sobre transporte em Montevidéu? Deixe a sua pergunta nos comentários.
O Cartão BTG TAP Miles&Go surge como uma opção estratégica para viajantes frequentes, especialmente aqueles que têm a TAP Air…
A primeira vista, o cartão de crédito Genial Investimentos Mastercard Black oferece aos seus cliente um bom programa de fidelidade…
Do Porto Velho à bela Catedral, não falta o que fazer em Marselha. A cidade é um verdadeiro encanto para…
A primeira dúvida após reservar as suas passagens é sempre quanto ao local onde você vai ficar no seu destino.…
Com certeza, visitar Marselha é uma viagem dos sonhos e realmente foi. Ainda maisque você conhecer a região da Provence,…
Em primeiro lugar, um roteiro na Cracóvia sempre vai contemplar uma grande parte da triste história da II Guerra Mundial,…