Em primeiro lugar, Montevidéu é uma cidade bem organizada e um com um sistema de transporte bem estruturado. Lá, você encontra diversas alternativas para se locomover, como ônibus, táxi, ônibus turístico e uber. Pelo fato de a cidade ser plana, pedalar também é uma das opções para explorar a cidade (foi o que eu fiz).
A capital uruguaia é servida por um aeroporto internacional, por um terminal rodoviário internacional e por outro regional. Não falta nada! Quer dizer… a lista de transporte em Montevidéu só não inclui ainda o metrô. Mas, como não é uma cidade muito grande, ele nem faz tanta falta.
Para te ajudar a planejar sua viagem, separei as principais dicas sobre transporte em Montevidéu neste post. São seis opções muito eficientes e com um bom custo-benefício. Veja só:
O sistema de ônibus em Montevidéu é bom e barato. Com ele, você consegue se deslocar por, praticamente, todas as partes da cidade. O transporte público de lá é eficiente e você pode pagar a tarifa diretamente para cobrador ou para o motorista.
Para evitar que você pegue o ônibus errado, baixe um dos aplicativos referentes às linhas de Montevidéu. Um dos mais conhecidos e usado é o Intendencia de Montevideo. Pelo aplicativo ou pelo site, você pode informar onde você está e aonde você quer ir. Então é só dar ok e esperar pelo resultado da pesquisa. Dessa maneira, ele vai te mostrar qual é o ônibus mais indicado para fazer o trecho. Bem fácil, rápido e barato!
Antes de mais nada, informo que foi o meio de transporte que mais usei em Montevidéu, principalmente para conhecer toda a rambla que fica à beira do Rio del Plata.
Por isso, eu posso confirma que Montevidéu é uma cidade privilegiada para os ciclistas. Por ser plana, a capital uruguaia é perfeita para quem gosta de pedalar. É bem comum ver os moradores utilizando bicicletas para se locomover. Mas, não são só eles! Isso também vale para os turistas. Pois, como eu disse, conhecer a capital uruguaia de bike é uma ótima alternativa para quem tem mais tempo disponível na cidade e busca praticidade.
Além de tudo, Montevidéu tem várias ciclovias, deixando o passeio ainda mais fácil e seguro. Desbravar a Rambla, a avenida à beira-mar mais famosa da cidade, de bicicleta é uma experiência muito legal. Eu recomendo!
Mas, como faço para conseguir uma bike? Bem, existem algumas empresas especializadas na locação de bicicleta, como a Bike Tours Uruguay e a Orange Bike. Outra opção é usar o Movete, um sistema de empréstimo de bicicletas semelhante ao existente em algumas cidades do Brasil. Em pontos estratégicos da cidade, você encontra estações onde é possível pode retirar ou devolver a magrela. Há, mais ou menos, 130 bicicletas disponíveis nesse sistema.
O táxi é uma meio de locomoção de Montevidéu “bonzinho”, por causa do preço.
Geralmente, a gente fica receoso de pegar um táxi por causa do valor e por questões de segurança. Porém, lá não há problemas, pelo menos não passei e não conheço casos.
É bem fácil identificar os táxis oficiais e os preços cobrados por eles são tabelados.
No entanto, não se engane, os táxis no aeroporto, acho que para dar a primeira impressão, são perfeitos! Já a maioria dentro da capital serão compostos por carros mais velhos.
Encontrar um táxi disponível é relativamente fácil. Ah, e vale lembrar que, à noite, as corridas ficam 20% mais caras. Uma curiosidade é que, assim como em Londres, os carros têm uma divisória entre a parte da frente e a de trás. Na hora de pagar, você precisa colocar o dinheiro em uma “portinha” e é por lá também que o motorista vai devolver o seu troco. Legal, né?
Dá sim! Em Montevidéu o aplicativo já funciona plenamente. E não é só Uber que tem lá não. Além do Uber, o Cabify também está disponível. Assim como em outras partes do mundo, quando esses aplicativos chegaram por lá houve muita confusão com os taxistas. Mas, hoje, é bem tranquilo utilizar esses aplicativos por lá.
Então, eu fiz algumas simulações com o Uber para você ter uma noção de valores. Veja só:
O ônibus turístico de Montevidéu é daqueles hop on/hop off que vai percorrendo pelos principais pontos de interesse dos visitantes. No total, ele para 11 vezes e a volta completa dura pouco menos de três horas.
Aliás, a empresa responsável por esse ônibus se chama Descobrí Montevideo e ela oferece dois tipos de bilhetes: um válido por um dia e outro válido por dois dias. Você pode subir e descer no ônibus nos lugares que tiver mais vontade de conhecer, mas fique atento para o limite de embarque. O tíquete mais caro pode custar em torno de 900 pesos.
Os ônibus passam pelos pontos de uma em uma hora e o horário de funcionamento da linha vai das 9h00 às 17h00 durante a alta temporada. Entretanto, durante o inverno, o horário é reduzido: os ônibus correm das 9h30 às 15h30. Você curte esse tipo de transporte?
Porém, quem não quiser depender de transporte público, táxi ou uber, pode alugar um carro com bastante facilidade em Montevidéu. Aliás, é comum os turistas optarem por essa alternativa para poderem visitar as cidades vizinhas e desbravar o litoral uruguaio. É, certamente, bem mais cômodo, principalmente para quem viaja em família ou com amigos.
Os brasileiros conseguem alugar automóveis apresentando a carteira nacional mesmo. Não é preciso tirar a Permissão Internacional para dirigir. No Aeroporto Internacional de Carrasco, você consegue um carro com facilidade durante a baixa temporada. Todavia, as diárias mais baratas custam a partir de R$ 100, mais ou menos.
E como é dirigir em Montevidéu? Bem, não tem grandes segredos, mas é bom redobrar a atenção porque não há tantos semáforos espalhados pela cidade e, em alguns pontos, faltam sinalizações. Apesar disso e embora seja a capital do país, a cidade tem um trânsito tranquilo quando comparado com as metrópoles brasileiras.
Você tem alguma dúvida sobre transporte em Montevidéu? Deixe a sua pergunta nos comentários.
A primeira vista, o cartão de crédito Genial Investimentos Mastercard Black oferece aos seus cliente um bom programa de fidelidade…
Do Porto Velho à bela Catedral, não falta o que fazer em Marselha. A cidade é um verdadeiro encanto para…
A primeira dúvida após reservar as suas passagens é sempre quanto ao local onde você vai ficar no seu destino.…
Com certeza, visitar Marselha é uma viagem dos sonhos e realmente foi. Ainda maisque você conhecer a região da Provence,…
Em primeiro lugar, um roteiro na Cracóvia sempre vai contemplar uma grande parte da triste história da II Guerra Mundial,…
Primeiramente, a culinária na Polônia em geral destaca-se pela fartura na mesa. Os poloneses sem dúvida amam qualquer prato que…