Comer fora de casa pode ser problemático. Comer fora da sua cidade também. Então, imagine comer em outro país? É difícil acostumar-se com os sabores diferentes e os efeitos que essa comida pode causar em você. Para isso, ler essa página pode ser útil se você está indo viajar para Toronto e não quer passar sufoco ou ter alguma surpresa desagradável na hora da refeição.. Descubra como funciona a comida típica e restaurantes em Toronto.
O principal prato que pode se dizer que faz o Canadá ser reconhecido na culinária é o Poutine.
Esse prato consiste em batatas fritas mais tostadas, podendo ser feitas de batata doce também, cobertas com queijo e o famoso molho “gravy”, que é um molho de carne popular da cultura anglo-saxônica.
O Poutine é sucesso nas barraquinhas de rua e food trucks da cidade de Toronto, e é possivelmente o prato mais requisitado e também mais consumido pela população quando se fazem eventos culinários, como food parks e vendas em feiras de comida artesanal.
O sabor é um misto de crocância com a suavidade do molho e do queijo, tornando este um prato especial, sempre disponível em restaurantes e lancherias, barato e acessível.
Um dos outros pratos também muito populares não apenas no Canadá, mas no mundo inteiro, é a famosa panqueca com calda de maçã. Ao contrário do que pensam, o caldo de maçã (Maple Syrup) é uma invenção canadense, e não americana!
Mais naturalmente consumido no café da manhã, este é um prato muito popular na cultura e culinária canadense. Os americanos popularizaram para o mundo, mas o Canadá é o principal inventor do prato.
Nos cafés de Toronto, esse prato é barato e também naturalmente servido aos montes. As panquecas são mais grossas e arredondadas do que as brasileiras, e normalmente vem acompanhadas de alguma fruta, caldo de maçã e um tablete de manteiga derretendo em cima.
Partindo para algo mais raro, outro prato típico do Canadá é praticamente apenas encontrado por lá. É a Truta do Ártico, um peixe raro, mais natural de gelo, que os canadenses consomem em grande escala.
A truta do ártico é um pouco menos salgada do que os outros peixes, por isso deve ser temperada de maneira diferente, e isso dá um sabor incrível ao peixe.
Quando é preparado no Canadá, geralmente é feito grelhado e apenas com um molho de ervas complementar. A comida canadense em geral não é muito apimentada, mas deve-se ficar de olho nas espinhas deste peixe.
Para um brasileiro, as vezes a melhor opção é ir no mais seguro e procurar a comida de casa para não ter nenhum tipo de problema. Por isso, vou começar falando de dois bons restaurantes brasileiros de Toronto.
Existem dois “Copacabanas” em Toronto. Um é mais perto do centro, e o outro é mais ao norte da cidade. Esse restaurante trouxe para Toronto o conceito de uma “Brazilian Steakhouse”, ou seja, uma churrascaria brasileira. As carnes são as canadenses, que obviamente não são iguais às nossas, e os preços são bem maiores em comparação a uma churrascaria brasileira, mas ainda sim vale a pena.
O Copacabana tem aquele atendimento diferenciado, os garçons falam português e o lugar está sempre lotado. Vale a pena comer lá em uma noite bem fria, comer uma carne e saborear um bom vinho, da melhor maneira que passamos o inverno no Brasil.
Outro restaurante brasileiro espetacular é o Rio 40° (Fourty Degrees, como chamam por lá). Também é de donos brasileiros, e também se encontram pessoas que falam português por lá. Diferente da Brazilian Steakhouse Copacabana, esse restaurante tem um ar mais leve e serve as comidas brasileiras mais tradicionais, como arroz e feijão, mas também tendo boas opções de carnes.
O Rio 40° é mais barato do que o Copacabana Steakhouse e oferece comida boa, um lugar amigável e talvez um porto seguro a quem está em Toronto e precisa se situar, falar em bom português e não se sentir perdido. Ambiente realmente muito amigável. Vale a pena conhecer o Rio 40°.
Já cobertos os restaurantes brasileiros, é hora de falar sobre o que há de mais tradicional na culinária canadense.
Quando se trata de comida, talvez esse seja o lugar mais canadense da face da terra. O Tim Hortons é uma franquia canadense de fast foods, mais conhecida pelos seus Donuts (Rosquinhas). Eu poderia encher aqui de fotos, de tantas vezes que estive no Tim Hortons para tomar um café e desfrutar de um delicioso doce.
Apesar disso, não é só de doces que vive o Tim Hortons. Também existem salgados grandes, até mesmo pastéis folhados ou de “massa podre”, como chamamos no Brasil. Os ingredientes são frescos e a comida está sempre quente, dando para ver que é feita sempre no dia. O Tim Hortons é popular e barato, sendo muito amado pelos canadenses e especialmente pelos moradores de Toronto.
O St. Louis Bar & Grill é um lugar interessante de Toronto. Também dá para se sentir mais brasileiro ali, pois não é como se fosse um Pub, e sim um “Boteco” dos bem brasileiros.
Para um brasileiro, não tem nada melhor do que ir no St. Louis. A especialidade da casa são as asinhas de frango frito, servidas com batatas rústicas também fritas. Os canadenses vem aqui quando querem aproveitar uma cerveja bem gelada e petiscar com os amigos. O clima é realmente mais de boteco do que de Pub.
Há dias em que o St. Louis lota, fazendo promoções de asinha de frango com valor de 25 centavos e reposição de cerveja livre. É realmente um lugar muito querido pelos moradores de Toronto, e que tem um preço que faz valer a pena a visita.
As dicas estão dadas! Se você vai a Toronto, não deixe de curtir a comida destes locais!
Outros artigos sobre Toronto / Canadá:
A primeira vista, o cartão de crédito Genial Investimentos Mastercard Black oferece aos seus cliente um bom programa de fidelidade…
Do Porto Velho à bela Catedral, não falta o que fazer em Marselha. A cidade é um verdadeiro encanto para…
A primeira dúvida após reservar as suas passagens é sempre quanto ao local onde você vai ficar no seu destino.…
Com certeza, visitar Marselha é uma viagem dos sonhos e realmente foi. Ainda maisque você conhecer a região da Provence,…
Em primeiro lugar, um roteiro na Cracóvia sempre vai contemplar uma grande parte da triste história da II Guerra Mundial,…
Primeiramente, a culinária na Polônia em geral destaca-se pela fartura na mesa. Os poloneses sem dúvida amam qualquer prato que…