“O Porto está na moda!” Essa é uma das frases mais ouvidas pelas ruas da cidade do Porto, a segunda maior de Portugal depois da capital Lisboa. Escolhida mais de uma vez como o melhor destino europeu nos últimos anos por revistas do setor de turismo, a cidade está aberta aos turistas. A dúvida, contudo, é comum: quando ir a Porto?
Confira a seguir as melhores informações selecionadas para saber quando ir para a segunda maior cidade de Portugal. Conheça mais sobre o clima e as principais festas da cidade conhecida pelo festejo junino!
Com cerca de 240 mil habitantes, Porto está localizada ao norte de Portugal, contando com um clima mediterrâneo. As temperaturas durante o inverno podem chegar a mínimas de 1° e alcançar em média uma máxima de 15°. Já no verão é comum que fique entre 16° e 25°, mas pode ultrapassar os 30° em dias quentes de julho e agosto, principalmente.
Apesar de toda a beleza, seja no inverno ou verão, e do agradável clima mediterrâneo, Porto tem períodos desagradáveis de chuvas. Entre os meses de novembro e fevereiro, não visite a cidade sem um guarda-chuva! O item é indispensável na mala.
Em alguns anos as chuvas podem se estender até maio. Não é incomum períodos chuvosos que durem mais de três semanas na cidade. Se você quer fugir das chuvas a todo custo, então opte pelos demais meses, quando elas são mais ocasionais. De qualquer forma, na maioria dos dias o céu pode estar nublado, mas o sol discreto aparece.
A alta temporada em Porto inicia em meados de junho e tem o seu auge em Julho e Agosto. É quando o verão e as férias escolares e universitárias agitam a cidade. Os contras dessa época? Turistas por todos os lados! Você encontrará filas mais demoradas do que o normal, mas certamente os pontos positivos devem ganhar.
Porto é uma cidade onde tudo acontece ao ar livre. Seja à beira do Rio Douro ou nos festivais de cerveja, cinema ao ar livre e concertos na Avenida dos Aliados (a mais tradicional da cidade), a época é perfeita para quem deseja experimentar esses programas.
Quando ir a Porto é uma questão que fica bem clara para quem gosta de praias. A região conta com pequenas praias em volta, mas certamente a praia de Matosinhos se destaca. Lá é possível aproveitar o sol durante a alta temporada e até praticar alguns esportes náuticos.
Durante os meses de maio e setembro, Porto também se mostra agradável ao turismo. Nessa época a temperatura já está favorável a quem não quer passar frio e as filas são menores.
Porto não perde o seu encanto nos meses mais frios. O famoso vinho do Porto dita uma clima sempre mais ameno na cidade independente da temperatura e é um ótimo companheiro.
A maior dificuldade para ser turista em Porto entre dezembro e fevereiro, principalmente, é o entardecer. Enquanto na alta temporada chega a escurecer após às 21h, no auge do inverno esse horário diminui para às 17h.
A boa notícia é que fora de alta temporada as passagens aéreas são muito mais baratas e até mesmo as hospedagens. Durante o Natal, por exemplo, apesar do frio a cidade veste-se de um clima incrível. Há pistas de patinação no gelo pelos parques e as ruas ganham decorações especiais.
Os meses de março, abril e outubro também podem ser ótimas opções para fugir do frio mais rigoroso e ainda conhecer Porto fora da alta temporada. Apesar das chuvas que podem estar frequentes nessa época, a cidade tem menos turistas e fica mais fácil de conferir as atrações.
A época da baixa temporada é ideal também para visitar as caves das empresa de vinho do Porto. Essa opção, contudo, exige uma boa pesquisa antes, já que muitas fecham durante alguns meses do ano.
Se você perguntar ao portugueses quando ir a Porto, poderá escutar que o final do mês de junho é o período ideal. Isso porque na noite do dia 23 para 24 de junho acontece a festa do São João do Porto. Esse é o maior evento da cidade, inclusive do país, já que Portugal tem forte tradição em comemorar o São João.
A festa é comparada com o ano-novo para os portugueses. Mais de 200 mil pessoas tomam conta das ruas do Porto para celebrar com músicas típicas e assando sardinhas pela calçada. O clima é totalmente descontraído e com pessoas de todas as idades.
Durante a passagem da meia-noite acontece a queima de fogos no Rio Douro com duração de cerca de 15 minutos. Já o céu é um espetáculo à parte na noite de São João. O costume de lançar balões de ar quente deixa o céu luminoso e encantador em todas as partes da cidade.
A tradição mais engraçada, contudo, são os martelos de plástico e o alho porro. É quase regra: se você vai participar da festa, precisa ter um martelo! Ao andar na rua todos cumprimentam-se batendo o martelo à cabeça do outro. O que parece estranho para quem não conhece acaba virando uma verdadeira diversão pelas ruas da cidade.
Além da festa mais típica, outros eventos também enchem a cidade ao longo do ano. Milhares de pessoas passam em julho pelo Serralves em Festa, organizado pela Fundação de Serralves. São cerca de dois dias de programação com apresentações de dança, música, teatro e ainda exposições de arte pelo local. Esse é um evento conhecido internacionalmente por valorizar a cultura e a arte.
Já a Queima das Fitas do Porto é outro evento muito característico da cidade envolvendo os estudantes universitários. São mais de sete dias durante a primeira semana de maio celebrando os finalistas (ou formandos). A tradição é quase uma formatura para os portugueses e é a segunda maior festa da cidade.
No Parque da Cidade é onde acontece a maior parte da programação da Queima das Fitas, tradicional desde 1920. Há ainda atividades pelo centro da cidade como o Cortejo Acadêmico, quando os finalistas desfilam em um clima que faz você se sentir em um verdadeiro carnaval!
E ai gostou das minhas dicas de quando ir para Porto em Portugal? Comente e compartilhe o arquivo.
Veja outras dicas de Porto:
A primeira vista, o cartão de crédito Genial Investimentos Mastercard Black oferece aos seus cliente um bom programa de fidelidade…
Do Porto Velho à bela Catedral, não falta o que fazer em Marselha. A cidade é um verdadeiro encanto para…
A primeira dúvida após reservar as suas passagens é sempre quanto ao local onde você vai ficar no seu destino.…
Com certeza, visitar Marselha é uma viagem dos sonhos e realmente foi. Ainda maisque você conhecer a região da Provence,…
Em primeiro lugar, um roteiro na Cracóvia sempre vai contemplar uma grande parte da triste história da II Guerra Mundial,…
Primeiramente, a culinária na Polônia em geral destaca-se pela fartura na mesa. Os poloneses sem dúvida amam qualquer prato que…