Restaurantes em Porto: Comidas Típicas e Gastronomia Tradicional Portuguesa [Além de um dos locais que foi inspiração para J.K. Rowling escrever Harry Potter]
Porto é sinônimo de bacalhau, mas não somente isso. A gastronomia da região do Norte de Portugal conta com pratos únicos, como as francesinhas e as tripas! Visitar a cidade e não provar um bom prato tipico em um local de qualidade, é quase como não visitar! Há restaurantes em Porto para todos os paladares, mas principalmente para as comidas típicas.
A gastronomia portuguesa é admirada em todo o mundo, tanto pelos frutos do mar quanto pelos temperos. Confira a seguir as melhores dicas de restaurante em Porto para você ter uma experiência completa pela cidade!
Lista de restaurantes em Porto que você deve visitar:
1. Café Majestic
O Majestic é mais do que um café. É também um restaurante, é fato, mas ainda mais do que isso. O Café Majestic faz parte da história da cidade e, quando se falam de restaurantes em Porto, a visita torna-se obrigatória. Por isso, ele merece atenção especial nesse texto!
O local, situado na Rua de Santa Catarina já foi eleito um dos café mais bonitos do mundo. Ao adentrar o espaço você irá se sentir no Porto dos anos 20 em plena Bélle Époque, que é como até hoje é mantida a decoração do espaço. Até mesmo os funcionários estão caracterizados de acordo com o ambiente.
É preciso paciência, entretanto, para visitar o espaço, já que normalmente há uma pequena fila de turistas à espera. Fundado em 1921, especula-se que o Majestic tenha sido uma das inspirações de J.K. Rowling para escrever Harry Potter e a Pedra Filosofal.
O menu é diversificado, embora o preço, obviamente, seja acima da média. Um pequeno almoço almoço (ou café da manhã) completo pode sair por até 30 euros. Lá é possível provar as tradicionais tostas, sandes, croissants, tapas, peixes e carnes. No menu de peixes há opções de lombo de bacalhau à João do Porto ou Filete de Robalinho Grelhados, dois pratos tipicamente portugueses.
2. Restaurante Campo Alegre/Compadre
De fora você pode chegar a subestimar o espaço. Pequeno, com fotografias antigas pela parede exaltando Fernando Pessoa, esse restaurante é onde você poderá provar o melhor da culinária típica do Porto!
O cardápio inclui desde o caldo verde – muito apreciado no país – até peixes de todo tipo de preparo. É lá que você poderá provar o Bacalhau à Brás, por exemplo, um dos pratos mais típicos da cidade, que conta com o bacalhau desfiado e batata palha em volta. As refeições podem chegar a servir até duas pessoas, o que diminui um valor que já não chega a ser considerado alto para a qualidade da comida.
Uma das curiosidades é que o local tem um caderno de visitas onde personalidades ilustres já deixaram a sua assinatura. O cartunista Stéphane Charbonnier, morto no ataque ao jornal francês Charlie Hebdo, em 2015, é um dos nomes que passou por lá e deixou um desenho à equipe.
O restaurante está localizado na rua do Freixo, 1730/32. Domingo é o único dia da semana em que ele não abre.
3. Francesinha: o prato do porto
Esse prato é orgulho da região do Porto. Por todos os restaurantes em Porto você pode ler: “Experimente a melhor francesinha do Porto”. Qual realmente é a melhor não podemos dizer, mas no restaurante Brasão Cervejaria é possível que você aprecie ainda mais esse prato!
A decoração do ambiente é rústica, mas recebe bem a todos que chegam. O local é conhecido pela excelência na francesinha, preparada em um forno à lenha especial para atingir o ponto certo. Para quem prova, esse é o segredo do Brasão!
Mas, afinal, o que é a Francesinha? Os brasileiros que olham à primeira vista a confundem com um sanduíche, mas é realmente quase isso! Ela é composta por linguiça, salsicha, presunto, carne e ainda coberta por queijo. O molho costuma ser preparado com tomate, pimenta e até mesmo cerveja, mas isso depende da receita de cada cozinheiro.
O restaurante Brasão Cervejaria está localizado na Rua Ramalho Ortigão, nos Aliados. Não é necessário reservas, mas é aconselhável chegar cedo, principalmente aos finais de semana.
Se você preferir experimentar a francesinha em outro local, pode tentar ainda à beira do Rio Douro, mas o preço pode sair um pouco mais caro devido à bela vista. Além disso, praticamente todos restaurantes pela cidade oferecem o prato.
4. Tripas à moda do Porto
Depois das francesinhas, as tripas à moda do Porto também fazem sucesso na cidade. Há inúmeros restaurantes em Porto que podem oferecer o prato, mas aconselhamos que você foque na qualidade!
O prato é mesmo uma criação da cidade e as lendas contam que a sua origem data da época dos descobrimentos. A receita conta com um pouco de tudo: tripas, carnes de vaca e porco, chouriço, cenoura, alho, feijão e muitos temperos.
Para não ter erro na experiência, você pode visitar o restaurante Líder. O espaço é um dos tradicionais na cidade para quem deseja experimentar uma Tripa à Moda do Porto de qualidade! O restaurante fica na Alameda Eça de Queirós, 120/130.
O Pombeiro é outro restaurante muito indicado até mesmo por especialistas portugueses na crítica gastronômica. O local já ganhou prêmios pela fama do preparo especial das tripas. Ele está localizado na rua Capitão Pombeiro, 218.
5. Comendo bem e saudável
Apesar de ser difícil resistir ao peixe, às tripas e à francesinha, também é possível encontrar opções de restaurante em Porto voltado para a alimentação saudável. O Noshi Coffee, na baixa do Porto (Rua do Carmo, 11-12) é um dos lugares para se apreciar comidas saudáveis e até mesmo brunchs por um preço acessível.
Além da variedade de cafés, o espaço conta em seu menu com opções como panquecas de aveia preparadas com leite vegetal, taças de açaí e pudim de chia. Os menus de almoço também agradam, com opções como saladas e risoto, por exemplo.
Para pessoas com intolerância à lactose ou glúten, ou apenas que preferem uma alimentação mais equilibrada, o espaço é perfeito! Conta ainda com uma lista extensa de chás e sucos naturais.
Gostou das dicas dos restaurante em Porto e do que comer? Deixe seu comentário.
Veja outras dicas de Porto: