De Picanteria karol - Trabajo propio, CC BY-SA 4.0, Enlace
Você sabia que a cozinha peruana é uma das mais respeitadas e prestigiadas do mundo? Os pratos típicos do nosso país vizinho são oriundos de uma mistura entre a culinária inca e referências gastronômicas trazidas pelos espanhóis. Geralmente, alguns ingredientes marcantes da comida servida no Peru são os peixes e as variedades de batata e de milho.
Cusco é um ótimo lugar para apreciar a comida peruana. A cidade é um verdadeiro paraíso gastronômico. Quer saber mais? Neste poste vou contar um pouco sobre a comida do país e ainda dar algumas indicações de onde comer em Cusco.
A riqueza gastronômica do Peru deu origem a alguns pratos que se tornaram grandes referências mundiais. Um exemplo é o ceviche, fatias de peixe marinado em suco de limão e acompanhando por cebola. É uma comida refrescante, mas não muito indicada para quem não curte alimentos com acidez. O ceviche que eu comi em Cusco foi servido com abóbora e choclo, uma espécie de milho.
Outra opção de prato típico e que costuma despertar a curiosidade dos turistas é o Cuy, o nosso porquinho da índia. Isso mesmo! Ele é assado e servido inteiro, com cabeça e tudo. Normalmente, ele vem acompanhado por salada e batata. Eu confesso que não tive coragem de provar, mas um amigo comeu e afirmou que é uma delícia.
As iguarias “inusitadas” também incluem a carne de alpaca. Essa eu provei e posso dizer que adorei. O sabor lembra o da carne bovina, mas uma pouco mais acentuado. Em ralação aos frutos do mar, você não pode deixar de provar os pratos feitos com polvo, lula ou camarão.
By Dtarazona – Own work, CC BY-SA 4.0, Link
Existem algumas bebidas peruanas que fazem muito sucesso entre os turistas. Uma delas é o pisco, um destilado feito de uva e misturado com alguns ingredientes, como clara de ovo e limão. Outra opção famosa é a Inca Kola, um refrigerante de sabor bem doce. Eu, particularmente, não gostei muito. Se você já teve a oportunidade de tomar Guaraná Jesus, é algo parecido.
A Chicha Morada é um suco feito a partir de um milho roxo. Ele é fervido e, depois de frio, pode ser misturado com cravo e canela. O chá de coca também é bastante popular por lá. Você o encontra em todos os lugares e é fácil achar as folhas da planta para comprar. É só misturá-las na água quente e consumir. E não, ele não tem nenhum efeito alucinógeno ou algo do tipo! Ele só ajuda o corpo a se adaptar à altitude.
Outra dica de bebida são os jugos naturales. O Peru conta com uma vasta variedade de frutas e, em diversos lugares, você vai se deparar com lugares que vendem apenas sucos. Em Cusco, a dica é tomar um suco no Mercado de San Pedro. O engraçado é que quando você passa pelo corredor de sucos, todas as vendedoras começam a agitar os seus cardápios ao mesmo tempo na tentativa de atrair você até o ponto delas.
Em Cusco, você encontra todos os pratos tradicionais do país. A cidade conta com diversos tipos de restaurantes. Há opções para todos os bolsos e paladares. Para te ajudar a decidir onde comer em Cusco, reuni cinco sugestões de restaurantes. Confira:
A primeira recomendação é um restaurante sofisticado. O Inti Raymi é o restaurante de um hotel cinco estrelas, o Palacio del Inka. Situado no coração do centro histórico de Cusco, lá você pode degustar as iguarias típicas do Peru em um ambiente colonial e refinado. A apresentação dos pratos seguem o padrão do restaurante.
No Tripadvisor, esse é um dos restaurantes mais bem avaliados. Os elogios ao Inti Raymi são referentes à qualidade dos alimentos e ao atendimento de primeira. Por se tratar de um restaurante de alto padrão, os preços encontrados no cardápio podem ser um pouco salgado. Ainda assim, uma experiência que vale a pena vivenciar em um dos dias em que estiver na antiga capital inca.
Carne de alpaca, cuy e ceviche são alguns dos pratos que você encontra no Kusikuy. Esse restaurante costuma ser bastante disputado entre os turistas. Por isso, é bom fazer uma reserva para não chegar lá e ter que procurar outro lugar para comer.
Os preços do Kusikuy são um pouco mais alto que a média da cidade. O prato mais famoso do restaurante, o Cuy assado, custa em torno de 70 soles, uns 70 reais. Mas, é bastante comida! Você vai sair de lá satisfeito.
Onde comer em Cusco? No Inkazuela! Por quê? Primeiramente, por causa da vista e do ambiente acolhedor. Ele está instalado em uma casa colonial. Enquanto você aprecia a gastronomia peruana e cusquenha, vai ter como vista belas construções, como igrejas, uma praça e o Cristo da cidade.
No Inkazuela você encontra diversas opções de sopas e outras comidas típicas do país, incluindo ceviche, carne de alpaca e cuy. Eles ainda têm uma carta com vinhos nacionais e importados. Os valores do restaurante são atrativos. Os pratos custam entre 17 e 50 soles.
O Faustina também fica no centro histórico de Cusco e conta com uma decoração apaixonante com referências do início do século passado. Até as louças e os talheres de lá têm o estilo da época. Esse restaurante familiar dá aquela impressão de que você está em casa, sabe?
Isso se deve tanto ao fato de o Faustina ser um lugar aconchegante quanto ao seu atendimento personalizado. Os funcionários tratam você com proximidade, explicam como os pratos são feitos e te ajudam a decidir o que pedir. Os valores também são medianos, com pratos custando a partir de 20 soles.
É comida boa e barata que você quer? Então, a indicação de onde comer em Cusco para você é o Cultura Paraiso. Além de pratos típicos por um preço baixo, ele ainda oferece diversas opções de comida vegetariana e vegana.
O custo/benefício do Cultura Paraiso é excelente, incluindo atendimento de qualidade. Além disso, o restaurante é muito bem avaliado no Tripadvisor: nota 5.
Gostou de saber sobre a comida peruana e das sugestões de onde comer em Cusco? Conte aqui nos comentários.
Mais Artigos sobre a Cusco e Machu Picchu:
[pt_view id=”6ef2182nqt”]
O Cartão BTG TAP Miles&Go surge como uma opção estratégica para viajantes frequentes, especialmente aqueles que têm a TAP Air…
A primeira vista, o cartão de crédito Genial Investimentos Mastercard Black oferece aos seus cliente um bom programa de fidelidade…
Do Porto Velho à bela Catedral, não falta o que fazer em Marselha. A cidade é um verdadeiro encanto para…
A primeira dúvida após reservar as suas passagens é sempre quanto ao local onde você vai ficar no seu destino.…
Com certeza, visitar Marselha é uma viagem dos sonhos e realmente foi. Ainda maisque você conhecer a região da Provence,…
Em primeiro lugar, um roteiro na Cracóvia sempre vai contemplar uma grande parte da triste história da II Guerra Mundial,…