Categories: PortoPortugalRoteiros

Cidades próximas a Porto / Portugal para você fazer um bate-volta [7 cidade para você conhecer em aproximadamente 4 dias]

A Cidade Invicta, como Porto é conhecida, localiza-se na região norte de Portugal. Tratando-se de um país pequeno, não é difícil percorrê-lo de uma ponta à outra. Se você vai visitar a região, é bom conhecer as cidades próximas a Porto para planejar bem a sua viagem!

Alugando um carro, indo de trem (ou comboio, como os portugueses chamam) e até de ônibus, você pode conhecer uma boa parte de Portugal! Confira a seguir as nossas dicas.

Cidades próximas a Porto para um bate e volta:

  • Passeio do Alto Minho
  • Fátima
  • Coimbra
  • Braga
  • Guimarães
  • Amarante
  • Vila Real

1. Passeio do Alto Minho

Esse é um passeio com muito vinho. Mais especificamente, o vinho verde, um dos mais famosos da região do Norte do país, sobretudo no Alto Minho. Há empresas que fazem o passeio com o pacote do Alto Minho com o Vinho Verde Alvarinho incluindo degustações.

A duração do passeio é de onze horas e conta com um guia turístico para que você possa entender tudo sobre a história da região. A partida acontece no Porto e segue em direção à região do Minho, mais ao norte ainda do país.

Viana do Castelo é a primeira parada com visita ao Santuário de Santa Luzia, considerado o cartão-postal da cidade. De lá é possível ter uma vista incrível do vale ao redor da cidade. O início da construção do Santuário data de 1904, porém só chegou ao fim em 1959.

Seguindo viagem é possível conhecer Melcaco, onde é produzido o Vinho Alvarinho, um dos mais nobres vinhos verdes. O pacote inclui visitas aos produtores das uvas Alvarinho e ainda degustação do produto. O almoço é em Mocao, uma vila na região de Viana do Castelo com não mais de 2.500 habitantes. O clima do almoço é tradicional em um dos restaurantes locais.

O passeio segue com uma visita à região vinícola e mais degustação do Alvarinho. Antes do retorno há uma visita ao Palácio Brejoeira, na freguesia de Pinheiros, ainda na região de Viana dos Castelo. A propriedade do século XIX tem arquitetura no estilo rococó e conta com 18 hectares de vinha, além de bosques e jardins que embelezam ainda mais o local.

Durante a viagem de volta ao Porto é possível visitar a cidade de Ponte de Lima e experimentar mais um pouco de Vinho Verde.

2. Duas cidades em um bate e volta de Porto: Fátima e Coimbra

Fé e história podem se unir em um roteiro entre as cidades de Fátima e Coimbra. Ambas são cidades próximas de Porto, situando-se a não mais de 3 horas da Invicta. É possível percorrê-las em um bate e volta de um dia!

Coimbra é conhecida pela sua arquitetura dos tempos medievais e principalmente pela universidade, considerada uma das mais antigas e tradicionais da Europa. A visita realmente vale a pena, já que a maioria dos cursos da universidade ainda funciona nesses prédios com grande valor histórico.

Já a visita em Fátima atrai até mesmo quem não é católico. O Santuário de Fátima é um dos mais importantes do mundo para os católicos e foi construído após as aparições de Nossa Senhora a três crianças em 1916. Um dos pedidos às crianças durante a aparição foi a construção de uma capela em sua homenagem. Assim, o local ganhou não apenas o Santuário, como a peregrinação de milhares de fiéis desde 1920.

A construção carrega uma beleza que vale a pena ser visitada tanto fora quanto dentro da Basílica. Do lado externo há uma pequena capela montada onde acontecem várias missas ao longo do dia. É comum ver fiéis chegando ajoelhados ao Santuário como pagamento de promessas. Há também uma loja do Santuário para quem desejar levar lembranças de Nossa Senhora de Fátima.

>> Passeio partindo de Porto para Fátima e Coimbra >>

3. Braga e Guimarães

Santuário do Sameiro. By CTHOEOwn work, CC BY-SA 3.0, Link

Os amantes de história – ou de belas paisagens – não podem deixar de visitar essas duas cidades próximas de Porto. Da estação de trem São Bento é possível chegar aos destinos em praticamente uma hora, mas há também o serviço personalizado com guias e ônibus que pode ser contratado pelo site.

Braga é a cidade da Universidade do Minho e conta com construções religiosas como o Santuário do Sameiro e o Santuário do Bom Jesus. Esse último tem uma vista espetacular de toda a cidade. É verdade que chegar nele é difícil, já que são mais de 580 degraus, mas é possível subir também através de um elevador. Podemos garantir que a chegada ao topo compensa!

Em Braga ainda é possível visitar o charmoso centro histórico, o palácio dos duques, entre outros inúmeros castelos da cidade. História é o que não falta na cidade!

Já Guimarães recepciona os visitantes com a frase símbolo da cidade: “Aqui nasceu Portugal”. Segundo os portugueses, Guimarães é mesmo o berço do país e onde tudo começou a se desenhar como se vê agora. A cidade pode fazer você se sentir em outros séculos graças ao estilo medieval que predomina até hoje.

O que encanta em Guimarães é a beleza e a conservação até mesmo das casas pela Cidade Velha. É em Guimarães, aliás, que teria nascido D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal. Se passar pela cidade, não se esqueça de visitar o Castelo de Guimarães, onde poderá conhecer melhor a história do país.

>> Bate e Volta de Porto para Braga e Guimarães >>

4. Amarante e Vila Real

Igreja de São Gonçalo. By User: (WT-shared) Tiagox2 at wts wikivoyage, CC BY-SA 3.0, Link

Entre as cidades próximas de Porto, Amarante e Vila Real também valem a visita! A dica é ir acompanhado de uma excursão para conhecer bem as duas cidades em um dia.

Em Amarante é possível visitar a Igreja de São Gonçalo, construída no início do século XIII. A igreja, que conta também com um convento em seu complexo, é imponente e partes da sua fachada lembram quase uma muralha. Em seu interior está o túmulo do beato Gonçalo de Amarante.

Em Vila Real o passeio é para admirar a natureza e, principalmente, as obras de um artista que foi referência em Portugal. A visita deve passar pelo centro histórico para apreciar a paisagem em volta, já que a cidade é cercada pelas montanhas Alvão e Marão, e se estender até o Palácio de Mateus. O local foi desenhado por Nicolau Nasoni, um artista italiano famoso por ser responsável por grande parte dos prédios em Porto.

Como são duas cidades pequenas e próximas, você não gastará muito tempo passando por elas. As visitas são ótimas tanto para quem busca belas paisagens pelo caminho quanto para quem gosta de contemplar a arquitetura de igrejas e mosteiros.

>> Excursão para duas cidades próximas de Porto: Amarante e Vila Real >>


Veja outras dicas de Porto:


 

Camila Costa

Jornalista e natural de Rio Grande/RS. Moro em Porto/PT desde setembro de 2017, quando iniciei o mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto.Desde então posso viver ainda mais a minha paixão por viagens (principalmente o amor por Paris). Carrego alguns países pela bagagem, mas, principalmente, a vontade de lugares sempre novos. Próxima aventura? Uma típica eurotrip, indo pelos ares, estradas e trilhos!

Recent Posts

Genial Investimentos Mastercard Black: Programa gCoins

A primeira vista, o cartão de crédito Genial Investimentos Mastercard Black oferece aos seus cliente um bom programa de fidelidade…

5 meses ago

O que fazer em Marselha | Lugares Imperdíveis

Do Porto Velho à bela Catedral, não falta o que fazer em Marselha. A cidade é um verdadeiro encanto para…

5 anos ago

Onde se Hospedar em Marselha | Melhores Bairros de Marselha | Não caia em Ciladas em Marselha

A primeira dúvida após reservar as suas passagens é sempre quanto ao local onde você vai ficar no seu destino.…

5 anos ago

Cidades Próximas a Marselha | Um Passeio na Região da Provence

Com certeza, visitar Marselha é uma viagem dos sonhos e realmente foi. Ainda maisque você conhecer a região da Provence,…

5 anos ago

Roteiro na Cracóvia: 2, 3 e 4 Dias na 2ª Maior Cidade Polonesa

Em primeiro lugar, um roteiro na Cracóvia sempre vai contemplar uma grande parte da triste história da II Guerra Mundial,…

5 anos ago

Onde comer em Cracóvia: conheça os restaurantes e as comidas típicas polonesas

Primeiramente, a culinária na Polônia em geral destaca-se pela fartura na mesa. Os poloneses sem dúvida amam qualquer prato que…

5 anos ago