Transporte em Barcelona: Como se Locomover na Capital Catalã?
Eficiente, completo e econômico. Essas três palavrinhas definem o sistema de transporte público de Barcelona. Embora não existam grandes segredos para se locomover pela capital catalã, é bom se informar sobre o funcionamento do metrô e do ônibus da cidade antes de desembarcar por lá. As opções de transporte em Barcelona ainda incluem os ônibus de turismo, os táxis e o Uber.
Quer saber quais são as melhores opções e como se locomover em Barcelona? Então, confira as dicas abaixo.
Transporte em Barcelona Do aeroporto ao hotel
Quem chega a Barcelona pelo El Prat, o principal aeroporto da região, conta com diferentes opções para ir até a área central da cidade. A primeira delas, é o taxi ou o Uber. No entanto, essas são as alternativas mais caras. Uma corrida de Uber do aeroporto à Praça da Catalunha, por exemplo, custa cerca de 35 euros.
Para quem quiser gastar menos, uma sugestão é o trem Roadlines. Você pode pegar a Linha R2 Nord no terminal 2 do aeroporto e seguir até os principais pontos de Barcelona, como a avenida Passeig de Gràcia. Essa viagem dura pouco mais de 20 minutos e os trens partem de 30 em 30 minutos. O valor da tarifa é de 4,90 euros.
Outro meio econômico de ir do aeroporto ao hotel, ou vice-versa, é utilizando o Aerobus. De segunda a segunda, de 5 em 5 minutos, esse ônibus percorre o trecho entre o aeroporto e a Praça da Catalunha. Ele liga esses dois pontos em, aproximadamente, 35 minutos e faz paradas em locais importantes da cidade. Ah, e é bem fácil encontrar o ponto de saída do Aerobus no terminal, pois existem várias placas indicando a direção. Essa pequena viagem custa menos de 6 euros e o valor é pago ao motorista. Não é preciso comprar tíquetes.
O Mais Rápido: Táxi
O sistema de transporte público é ótimo, mas em alguns momentos podemos precisar de alternativas mais rápidas para nos locomovermos. Nessas situações, os táxis são uma das salvações. Mas, é claro, não é uma opção muito barata. O quilômetro rodado dentro da cidade pode custar entre, mais ou menos, 1 euro e 2 euros. Como em qualquer outro lugar, tudo vai depender do dia e do horário da corrida.
É bem simples identificar os táxis nas ruas de Barcelona. Eles são pretos com as portas e o porta-malas amarelos. Uma marca da cidade! Ah, e eles estão por todos os lados. São mais de 10 mil táxis pelas ruas dessa metrópole, ou seja, vai ser fácil encontrar um disponível.
Eu utilizei táxis em Barcelona, justamente para economizar tempo. Na ocasião eu estava sem internet em meu celular para pedir um uber, então a opção mais rápida foi o táxi. Se você não quer ficar sem internet na sua viagem, clique aqui.
Agilidade com melhor preço: Uber
Assim como em outras cidades do mundo, o Uber também gerou muita polemica quando chegou à Espanha. Em 2014, o aplicativo foi legalmente proibido no país por causa da pressão dos taxistas. Depois de muita luta, em março de 2018, o serviço oferecido pela empresa Uber foi liberado no país e está de volta às ruas de Barcelona.
Então, agora, quem visitar a cidade catalã, tem à disposição essa opção muito prática e confortável. Para você ter uma noção sobre as tarifas, fiz algumas simulações de corrida entre lugares estratégicos de Barcelona. Aqui estão alguns valores:
Parque Güell – Praça da Catalunha: 7,50 euros
Arco do Triunfo – Aquário de Barcelona: 7 euros
Sagrada Família – Castelo de Montijuïc: 14,30 euros
La Boqueria – Hotel W Barcelona: 8 euros
Metrô de Barcelona
O metrô de Barcelona tem quase 150 quilômetros de extensão. São 11 linhas interligando os principais pontos da cidade e todas as estações são bem sinalizadas, o que facilita a vida dos turistas. Além disso, é importante contar que o metrô é integrado com os outros transportes públicos.
Atualmente, o valor da tarifa para uma viagem custa 2,20 euros. Caso você pretenda usar o metrô diversas vezes no mesmo dia, vale a pena comprar o cartão T-10. Com ele é possível fazer 10 viagens, incluindo baldeação, por 9,95 euros. Para quem estiver viajando acompanhado, o bom do T-10 é que você pode compartilhá-lo. Ele não é intransferível. Você pode encontrar outras opções de tarifas neste link.
De domingo a quinta-feira, o horário de funcionamento do metrô é das 5h00 à meia-noite. De sextas-feiras, as estações fecham às 2h00 da madrugada. Já aos sábados e em véspera de alguns feriados, ele funciona 24 horas.
Minha experiência, eu utilizei para ir ao jogo do Barcelona, muito tranquilo e fácil de comprar, e se você for ao Camp Nou é a melhor opção.
Ônibus público
O sistema de transporte em Barcelona conta com mais de 80 linhas de ônibus. Todos os pontos de parada contam com mapas indicando a rota e os horários em que o bus vai passar. Uma mão na roda, não é?
As passagens custam 2,15 euros e o horário de funcionamento varia de acordo com a linha. A maioria delas costumam operar das 5h00 às 23h00.
Caso você tenha saído para curtir a noite de Barcelona e esteja sem conexão para pedir um uber, não se preocupe! Você pode pegar o Nitbus, um ônibus noturno que funciona entre às 23h00 e 6h00. A Praça da Catalunha é o ponto de partida e de chegada. As tarifas e outras informações você encontra aqui.
Transporte em Barcelona para os Pontos Turísticos: Ônibus de turismo
Tem viajante que ama esses ônibus e tem outros que odeiam, eu gosto muito e fui nele, simplesmente porquê faz a gente ganhar tempo. Para quem curte apreciar a cidade a partir de um ônibus e ter um guia contando a história dos pontos turísticos, Barcelona também dispõe dessa opção. São três rotas: a vermelha, a azul e a verde. A duração de cada um desses percursos pode variar entre 40 minutos e 2 horas.
Existe mais de uma empresa que oferece esse serviço na cidade. A mais conhecida delas é a Barcelona Bus Turístic. O bilhete para um dia custa, mais ou menos, 25 euros e tem ônibus saindo, mais ou menos, 10 em 10 minutos.
Ficou com alguma dúvida sobre o transporte em Barcelona? Deixe a sua pergunta aqui nos comentários.
Outros artigos sobre Barcelona:
[pt_view id=”f42e00at9o”]