fbpx

Transportes na Cracóvia: descubra como se locomover pela cidade do transporte sustentável

por Camila Costa 27.fevereiro.2019 Atualizado em 27/02/2019
transporte-publico-na-cracovia

Em primeiro lugar, a Cracóvia é uma das maiores cidades da Polônia e dispõe de um transporte público eficiente para os turistas e moradores.

Pois, é possível percorrer quase todo o centro histórico da cidade a pé, mas, dependendo de onde você estiver hospedado e o que deseja visitar, o transporte público na Cracóvia pode ser muito útil!

A verdade é que o grande desafio para utilizar algum meio de transporte público na cidade será, com certeza, a língua. Logo que ultrapassada essa barreira, você poderá utilizar a rede de bondes ou os táxis da cidade. Se deseja descobrir como se deslocar pela Cracóvia e como chegar do aeroporto ao centro, fique atento às dicas a seguir!

Como ir do aeroporto ao centro de Cracóvia: Trem

transporte-na-cracovia-train-airport
By AltoshipperOwn work, CC BY-SA 4.0, Link

Caso você vá chegar na Cracóvia de avião, saiba agora como sair do Aeroporto Internacional João Paulo II (KRK). Porque ele fica localizado em Balice, cerca de 11 quilômetros do centro da Cracóvia.

Primeiramente, informo que é possível contratar serviços particulares de transfer, porém, há opções mais econômicas.

Então, uma das opções mais em conta para sair do aeroporto é através do trem Balice Ekspres. Ele vai até a Kraków Główny, a estação de trem central da Cracóvia, onde é possível ir a pé a vários pontos ou pegar outro transporte até o seu destino final.

Ademais, o custo da passagem é de 9 PLN (Zloty Polonês) por trajeto, que vai dar quase R$ 9,00, e os trens funcionam diariamente entre 5h e 22h30min.

Além disso, também é possível pegar um ônibus para ir até o centro da cidade. As linhas 208 e 252 são as mais aconselháveis durante o dia. No entanto, se você chegar durante a noite procure pelo 902.

O ônibus realiza o mesmo trajeto, mas, normalmente, há um funcionário local junto à parada no aeroporto para ajudar você a encontrar o ponto mais perto do seu destino para descer do ônibus. O custo da passagem é de 4 PLN.

Dica Importante: Moeda na Polônia

Uma das dicas importantes é não se esquecer de que a Polônia não utiliza o euro como moeda, mas sim o Zloty Polonês. Portanto, se você for direto para Cracóvia e não trocou o dinheiro antes, procure trocar uma pequena quantia no aeroporto. Já que você precisará da grana para facilitar o seu deslocamento no transporte público na Cracóvia.

Entretanto, não se esqueça de que as casas de câmbio no aeroporto são mais caras. Assim, troque apenas uma pequena quantia e deixe o resto para trocar no centro da cidade!

Transporte público na Cracóvia: Bondes

transporte-publico-na-cracovia-bonde
By AstrorekOwn work, CC BY-SA 3.0, Link

A princípio, o transporte público na Cracóvia vai te chamar atenção. Dado que os bondes, que foram inaugurados em 1882, ainda são uma das principais formas de locomoção na cidade.

No entanto, o diferencial é que a Cracóvia foi a primeira cidade na Polônia a preocupar-se com a adoção de políticas de transporte sustentável. Ou seja, o transporte público na Cracóvia são pensados para facilitar a vida da população sem deixar de respeitar as regras do espaço urbano.

Logo você perceberá que há áreas históricas da cidade em que será impossível acessar de transporte público. Visto que essa foi uma das medidas tomadas durante a política criada para preservar o Patrimônio Mundial da UNESCO. Assim, a Cidade Velha e também a Praça do Mercado são restritas apenas a veículos como carros policiais e ambulâncias.

Os bondes elétricos podem ser uma das melhores formas de se locomover pela cidade. Como dificilmente ficam parados em engarrafamentos, são mais eficientes e possuem 27 linhas que ligam o centro aos distritos da cidade.

Transporte na Cracóvia: Ônibus

transporte-publico-na-cracovia-bus

Já os ônibus possuem uma extensão maior: são 170 linhas ligando a cidade. Normalmente os ônibus acessam principalmente as regiões onde os bondes não circulam, contudo podem ocorrer atrasos.

Contudo, a qualidade do transporte público na Cracóvia é comprovada nos ônibus, que são modernos, ecológicos, possuem ar condicionado e acessibilidade.

O sistema de transporte público divide a cidade em Zona I e Zona II. Provavelmente você utilizará com mais frequência a Zona I, que abrange toda cidade. A Zona II é utilizada somente para as cidades próximas.

Aliás, os bilhetes podem ser comprados em pontos de venda, lojas credenciadas (correios, bancas de jornais, etc) ou em máquinas da KMK que estão por toda cidade. Ainda assim é possível pagar diretamente com o motorista em locais onde não há máquinas.

E não se esqueça! Ao entrar no veículo lembre-se sempre de validá-lo!

Os valores dependem do destino e validade que você desejar. O cartão para uma única viagem na Zona I tem um custo de 3,80 PLN. Há ainda opções para curto prazo, onde você pode utilizá-lo mais de uma vez dentro de 20 minutos (2,80 PLN) e 40 minutos (3,80 PLN). Encontrará ainda opções para 60 ou 90 minutos, 24h, 48h, 72h ou até uma semana.

Mais informações sobre ônibus e bondes, clique aqui.

Bicicletas: meio de transporte crescente na Cracóvia.

transporte-publico-na-cracovia-bike
By Mach240390Own work, CC BY 4.0, Link

Para você entender melhor, na cidade o transporte público representa 50,6% da forma de deslocamento dos habitantes. As outras formas de transportes em Cracóvia são o carro particular, com 25,8%, a caminhada, com 20,8% e as bicicletas, com 2.6%.

Entretanto, as bicicletas vêm ganhando ainda mais a preferência da população nos últimos anos: estima-se que até 2020 cresça até 15%. Tanto por ser uma cidade de fácil deslocamento no seu centro quanto por estimular formas ecológicas e alternativas de deslocamento, as bicicletas tornam-se uma ótima escolha.

Com certeza, é uma experiência ótima alugar uma bicicleta e sair para conhecer a cidade.

Ainda mais que, desde 2016, há uma rede de bicicletas urbanas onde é possível alugar uma através do sistema Wavelo. São disponibilizadas cerca de 1.500 bicicletas em mais de 150 pontos pela cidade. Como em algumas cidades brasileiras, você pode alugar a bicicleta em um ponto e devolvê-la em qualquer outra estação.

Além de ser uma opção sustentável de transportes em Cracóvia, você pode passear pelo centro histórico, visitar o Castelo Real de Wawel e andar pelas margens do rio Vístula. É uma experiência única para deixar de lado o ônibus e viver novas aventuras pela Cracóvia!

Mais sobre a Cravócia

Camila Costa
Camila Costa

jornalista e natural de Rio Grande/RS. Moro em Porto/PT desde setembro de 2017, quando iniciei o mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto.Desde então posso viver ainda mais a minha paixão por viagens (principalmente o amor por Paris). Carrego alguns países pela bagagem, mas, principalmente, a vontade de lugares sempre novos. Próxima aventura? Uma típica eurotrip, indo pelos ares, estradas e trilhos!

Related Articles