Transporte público em Paris: Como Funciona?

A minha primeira reação ao saber que deverei me deslocar com transporte público é começar a ficar ranzinza e com o semblante carrancudo, a final no Brasil isso é sinônimo de muito tempo de espera e você e mais centenas de pessoas amarrotadas em um veículo sem o mínimo de conforto. Por outro lado, o transporte público em Paris, não é digno desse quadro monstruoso que acabei de descrever. Mas também não é perfeito, existem alguns cuidados que é sempre importante de se levar em consideração.

Durante minhas andanças por Paris usei três recursos: metrô, monotrilho (trem de superfície)táxi.

Neste artigo irei reunir dicas para que você possa utilizar os meios de transporte em Paris que lhe seja mais conveniente.

Transporte em Paris: Do Aeroporto Charles De Gaulle até o Hotel

By Eric Salard – Wikimedia Commons

Ferrovias …. (aeroporto)

By trblnyx – Wikimedia Commons

Paris assim como a maioria das principais cidades européias possuem uma rica malha ferroviária, o que significa que você pode passear pela cidade e pelos seus arredores somente de trem, caso o seu perfil de viajante seja apenas contemplar a paisagem e deixar que as horas passem com tranqüilidade, essa será seu meio de transporte ideal.

A primeira vez que estive em Paris eu fiz o trajeto do aeroporto até o centro da cidade, justamente de trem. Imagina eu e mais minha amiga Cyra carregando cada uma duas grandes malas e mochilas nas costas. Atravessando escadas rolantes e embarcando no vagão. Depois que você se senta é aquele alívio, é só curtir a paisagem. Mas lembresse… em Paris há mais estações de metrô para enfrentar! (mais detalhes abaixo).

Ainda com relação aos trens que saem de dentro do próprio aeroporto, o ponto positivo é que não é necessário deixar o local para chegar na estação de trem, mas você terá de enfrentar algumas escadas rolantes. O ponto negativo é que é o mais caro meio de transporte de Paris para sair do aeroporto. Acredito que não é a melhor escolha!

ATENÇÃO ! A freqüência das linhas de trem entre um horário e outro são bastante espaçadas, por isso é conveniente comprar com determinada antecedência. Por outro lado, não se preocupe, é possível comprar a passagem na hora, contudo se prepare para ficar horas vagando pelo aeroporto e conhecendo suas lojas de souvenirs e cafés. Mais um detalhe: cuidado enquanto estiver matando hora, existem pessoas sem bagagens que pedem informações aos viajantes, pois este pode ser um golpe para furtar sua carteira sem perceber, normalmente este tipo de roubo é praticado em dupla.

Saindo de ÔNIBUS … (aeroporto)

By PR180.2 – https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=56637059

Em termos de custo benefício esta é a opção de transporte público do aeroporto para o centro de Paris que recomendo de olhos fechados, pois é barato, seguro, e não existe a possibilidade de superlotação. Além dessa tríade não posso esquecer de frisar que ao ir de ônibus você tem acesso a “quase” uma vista panorâmica da cidade, pois seu campo de visão fica mais alto do que os carros. O valor é em média de 17 euros.  Para maiores informações visite o site da Paris-Charles de Gaulle by Public Transport.

Lembrando que, assim como no caso do uso do transporte ferroviário, você acaba sendo obrigado a usar outro meio de transporte para chegar no seu hotel, seja metrô, taxi ou Uber.

Do Aeroporto de Taxi (ou Uber)

By (WT-shared) Riggwelter at wts.wikivoyage – https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=22603842

É o mais recomendável! Além de ser mais em conta. Atualmente, pelas minhas pesquisas, uma viagem custa em torno de 50 a 65 euros + gratificações (não sei o quanto, varia por temporada), já o Uber fica em torno de 30 a 45 euros. Então, creio que você já escolheu a melhor opção.

Veja as vantagens

1 – transporte mais rápido em comparação com os trens e ônibus, além do fato da possibilidade de poder “rachar” o valor da corrida com seus companheiros de viagem. (cabe até 4 pessoas).

2 – Todo Terminal do aeroporto possui um ponto de táxi, por isso dificilmente existe uma longa espera. Para os mais precavidos pode reservar um carro para seu hotel. Além de prático, o viajante poderá descansar despreocupado por todo o percurso. E de bônus é possível ver da janela do carro o Estádio do Paris Saint-Germain (Parc du Princes).

Ótima Opção de Transporte do Charlles de Gaulle para o seu Hotel em Paris: Transfer ou Shuttle

Opções de transporte do aeroporto para o centro de Paris são variadas, você encontrará diversas opções, no entanto, deixo o link de traslado do Aeroporto para o centro de Paris. O preço desta sugestão aparece em torno de 19 euros. Você encontrará uma rica gama de opções de transporte clicando aqui (até mesmo ônibus para Euro Disney).

>> Mais Opções de Transporte dos Aeroporto para Paris >> Transporte Público e Privado em Paris >>

Agora o meu relato: da primeira vez que estive em Paris acabei cometendo o erro de ir de trem para o centro de Paris, pois foi super cansativo, após chegar tive de desbravar os labirintos do metrô de Paris para daí então consegui chegar na casa de minha amiga, a Juliana, e descansar os pés que estavam doloridíssimos. Apesar dos revezes, nunca mais esqueci as paisagens a caminho de Paris que pude deslumbrar.

Transporte dentro de Paris: Metrô

By Tommie Hansen – https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=30423489

Para mim o metrô é um caso a parte dentro dos meios de transporte de Paris. Podemos conferir a ele varias nominações: galeria de arte, palco para musicais, um Labirinto gigante ou até mesmo banheiro público. Sei que parece exagero, mas não é. O metrô parisiense não é simplesmente uma forma pratica de se locomover, mas sim uma expressão cultural. Antes de nos focar nesses detalhes vamos ao mais importante, as informações práticas:

1) Transporte público ágil! Sem aquela sensação de perda de tempo

Em cada estação há um relógio com a estimativa de tempo para novos vagões chegarem a estação. Nos dias de semana o máximo que cheguei a esperar foi de 5 minutos!

No entanto, as vezes, aos fins de semana a variação de tempo pode alcançar em média de 8 a 10 minutos. O mesmo acontece para os ônibus públicos, cujos pontos de espera marcam uma estimativa de tempo.

2) As linhas do metro

As linhas de metrô são formadas por um conjunto de 14 linhas diferentes que se configuram em 205 quilômetros, composto por 303 estações, agora imagine a eficiência do transporte público da capital francesa.

A disposição das linhas é identificada por números de 1 á 14,e no mapa por cores diferentes para facilitar a visualização. Vide mapa a baixo:

Fonte: http://www.aparisguide.com/maps/metro.htm

Para os desavisados, ou mesmo para principiantes, isso pode parecer uma loucura, um verdadeiro labirinto, ou melhor, para dramatizar, a verdadeira teia de uma aranha caranguejeira, onde você não sabe ao certo em que lugar ela poderá te achar.

Piadinhas a parte, realmente o emaranhado de linhas do metrô de Paris remete a ideia de caos, mas por incrível que pareça funciona muito bem.

Eu amo o metrô de Paris, quando não estava carregando peso, ou simplesmente passeando, ele me levava a onde eu queria, a um preço justo. Fique atento: atualmente existem aplicativos que será útil em suas andanças por Paris, mas se caso a bateria do celular acabe, o bom e velho mapa impresso é encontrado em qualquer estação.

3) O RER – Rede Expressa Regional

By David Monniaux – https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2009228

Além do labirinto do metrô você deve ficar alerta pois, o metrô de Paris faz integração com o RER  (Rede Expressa Regional) outro meio de transporte público em Paris, linhas que foram construídas para atender a rápida expansão dos subúrbios de Paris. O RER é formado por 5 linhas, equivalente à 587 quilômetros, dividido por 5 linhas distintas.

A rede do RER é dividida em 5 zonas concêntricas, identificadas por números (1, 2, 3, 4 e 5).

Atenção: quão longe for que você irá transitar até o centro de Paris, mais cara será a passagem. O centro de Paris está dentro da zona 1 e 2 (mais detalhes quando eu for falar de bilhetes). As linhas do RER são identificadas pelas letras (A, B, C, D e E) e em cores.

Assim como o metro, segue o mapa das linhas de RER:

http://www.aparisguide.com/maps/rer.htm

Cuidado: em alguns mapas você pode encontrar os dois tipos de transporte misturados em uma só imagem informativa. Isso é comum, pois não se paga a baldeação de uma linha para a outra, a única diferença é que você não pode usar o ticket de metrô para entrar na estação RER ou vice-versa. Para simplificar, é igual como ocorre em São Paulo com as linhas de trem da CPTM e o metro na estação da Luz, por exemplo.

Quero aproveitar a oportunidade para admitir a você que eu já confundi essas duas linhas durante minha primeira viagem á Paris.

Quem leu o artigo “Quando ir para Paris: Quais as melhores Épocas do Ano?” onde acabo por sugerir a visita aos Jardins de Versailles, é um exemplo desta confusão de marinheira de primeira viagem.

Quando “euzinha” fui sozinha para lá, eu fui por impulso, apenas vi que o ponto final da “linha amarela” era em “Gare de Versailles”, e como meus planos de pesquisar no museu D’Orsay foram frustrados, pois os arquivos estavam fechados naquele horário, e ao voltar ao “metro” e ver o destino final da linha amarela (Gare de Versailles), me bateu um “click” VOU PARA VERSAILLES!

Só que lá é zona 5, se paga mais caro. Ai você pensa: então ela notou o erro! Mas daí é que você se engana. Eu tenho uma leve deficiência motora, eu manco para andar. Por causa desse “poder especial” eu pago como se estivesse viajando na zona 1. Por isso não percebi a diferença. Mais tarde quando encontrei meus amigos de faculdade que estavam na viagem eles brincaram comigo dizendo que eu havia enganado eles, pois, quando eles foram para lá havia pagado mais caro e eu não. Demorou um pouco para cair a ficha e eu entender o porquê estava demorando para chegar no ponto final e omotivo deu ter pago “mais barato”. (risos)

4) Os bilhetes de metrô e o cartão NAVIGO

By Greenski – https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=4035990

Existem tickets de metrô para todo e qualquer perfil, o morador parisiense, o turista que deseja economizar e até mesmo para aqueles que estão passeando por Paris em um “splash and go” (termo da Fórmula 1) que só fica 1 ou 2 dias.

Vamos falar de números: um bilhete único custa 1,70€, dez bilhetes custam 12,70€ e 10 bilhetes com tarifa reduzida, 6,35€. As crianças até aos 4 anos podem usar o Metro de Paris gratuitamente. Entre os 4 e os 10 anos a tarifa é cobrada a metade (tarifa reduzida). Consulta realizada na data deste artigo, mas iremos atualizando.

Simples não é mesmo?! Mas as dicas não param por ai. Para você que quer usar o metrô, eu recomendo que, ao fazer as malas, coloque na carteira uma foto 3×4 (talvez tirem foto na hora atualmente, mas é sempre bom andar prevenindo) para você poder fazer seu cartão NAVIGO.

A boa notícia é que esse tipo de cartão não é restrito para residentes de Paris, existe o cartão utilizado por turistas estrangeiros, o chamado Navigo Découverte. Ele é oferecido nas modalidades semanal, mensal e anual. Fique atento, pois no caso dos turistas só é possivel fazer a modalidade semanal e mensal.

4.1) Modalidade Semanal: Forfait Navigo Semaine

Este cartão permite ao usuário se deslocar de forma ilimitada dentro das zonas escolhidas, usando os principais modais de transporte público de Paris.

O cartão semanal é válido de segunda a domingo e começa a ser vendido a partir das sextas-feiras da semana precedente.

4.2) Modalidade Mensal: Forfait Navigo Mois

Este cartão permite ao usuário se deslocar de forma ilimitada dentro das zonas escolhidas, usando os principais modais de transporte público da capital francesa.

O cartão mensal é válido por do primeiro ao último dia de cada mês e começa a ser vendido no dia 20 do mês precedente.                          

4.3) Zonas de Validade

Os cartões Navigo são oferecidos com duas opções de zonas de validade:

* Todas as zonas (toutes zones), todos os dias
* Somente duas zonas, escolhidas pelo usuário (2-3, 3-4 ou 4-5)

Como Paris está na Zona 1, considero interessante para o turista somente o bilhete válido para todas as zonas.

4.4) Quanto custa e como fazer o cartão para usar o transporte público em Paris

Para emitir o Cartão Navigo é necessário primeiro dirigir-se a uma estação de metrô credenciada e pagar uma taxa de 5 euros. É necessário apresentar documento de identidade e uma foto 3×4, que será colada no cartão. Nome e sobrenome devem ser escritos à caneta no cartão.                                                .

A tarifa para carregar o cartão válido em todas as zonas é de 22,15 euros (semanal) e 73 euros (mensal).

ATENÇÃO: Recomenda-se guardar o recibo da recarga para o caso de o cartão apresentar problemas de leitura. Nesse caso, basta passar em um dos guichês e apresentar o recibo para revalidar o cartão.

Dica: há sempre a possibilidade de ser barrado por algum fiscal ao desembarcar na plataforma, pois existe sempre alguém andando de metro burlando as regras, no próximo tópico eu relato um desses casos.

Dica: Quando acabar sua viagem sugiro que guarde seu NAVIGO para uma eventual próxima viagem, pois o cartão tem validade de 10 anos (O meu tenho guardado na carteira até hoje)

5) Circulando pelas estações de metrô

Lembra que comparei o metrô de Paris a um labirinto?  Claro, e ainda friso, é um labirinto, mas sem Minotauro, ou será que tem? Perdão leitor, nas minhas divagações acabei de recordar um alerta importante!

Cuidado: perto de catracas em estações movimentadas você pode encontrar pessoas conversando, mas na verdade pode ser alguém de tocaia tentando entrar no metrô sem pagar.

Normalmente seus alvos são pessoas distraídas, idosos ou pessoas com necessidades especiais. O que ele faz: passa na catraca ao mesmo tempo que a pessoa pagante. Não há fiscais nas catracas, por isso é possível de acontecer. Atento que não há um biótipo específico, pois Paris abarca em suas fronteiras pessoas de todo o mundo, a pessoa que faz isso se veste bem, não fede por falta de banho, é uma pessoa comum, como qualquer transeunte que você encontra no dia a dia

Aconteceu comigo da seguinte forma: era sábado a noite, estava voltando de uma apresentação de teatro, era umas 22 horas, ainda tinha movimento nas ruas (não muito, mas tinha) e me senti tranquila de voltar de metrô. Quando fui passar pela catraca um rapaz veio correndo e passou junto comigo. Eu só senti aquela dor do encontrão nas costas (que durou o retorno todo até o hotel) e depois vi aquele jovem correndo pelos corredores do metrô.

Na hora só consegui gritar: VOUS ÊTES FOU! (Você tá maluco!). Ele só olhou para trás rapidamente e esboçou um sorriso de malandro e continuou a correr. Sorte que não me machuquei, pois estava de mochila o que amorteceu o encontrão.

Outro detalhe que você deve ficar atento é “dar pinta de turista” no metrô. Isso é um chamariz para os ladrões de mão leve, os furtos comuns, aqueles que acontecem sem você perceber. Por tanto:

– NÃO aconselho usar o metrô para ir do aeroporto até o hotel ou vice-versa, chama muita atenção, as malas de viagem.

– NÃO fique apontando para seu colega de viagens detalhes que lhe chamem a atenção, pois algumas estações são lindamente decoradas, ou mesmo, envoltas de enormes propagandas de grande apelo visual, principalmente de filmes.

– NÃO peça informação para qualquer pessoa, de preferência vá ao guichê de compra de bilhete (lembrando que dificilmente você encontrará um guarda perambulando pelos corredores).

Tenho uma pequena anedota para lhe contar com relação a esses cuidados. Eu admito, eu cometi o erro de vir do aeroporto até o local onde estava hospedada em Paris, por sorte eu estava acompanhada da minha amiga Cyra.

Estávamos na estação Stalingrad (linha 5, laranja) que não é uma das maiores, mas tem umas 4 saídas diferentes.

Eu e minha amiga estávamos exaustas de carregar as malas, de fazer baldeações, de subir e descer escadas (isso mesmo escadas! Lembre-se que, as primeiras construções foram realizadas no ano de 1901, ou seja já ultrapassa um século de existência, e dificilmente é possível modernizar). Por favor, não estou também afirmando que você não encontrará escadas rolantes, elevadores ou até mesmo aquelas vias rápidas para caminhar.

A questão é que como, na primeira vez à Paris, fiquei na casa de uma amiga que fazia intercâmbio na época, consequentemente eu acabei conhecendo bairros periféricos de Paris, cuja infra-estrutura tem seus problemas.

Portanto, estávamos cansadas e não sabíamos qual “sortie” (saída) seria a mais próxima da casa da nossa amiga Juliana.

Eis que tive uma brilhante ideia, no meio daquele mar de gente (deveria ser por volta das 17hs), de perguntar para a pessoa que tivesse um rosto simpático, de preferência mulher, e eis então que abordo em francês, uma moça que por coincidência também se chamava Juliana. Exato… É o que você viajante pensou; ela é brasileira! No meio de tanta gente abordei uma brasileira que mora em Paris por causa do trabalho do marido.

Eu acredito que foi meu anjo da guarda que me colocou ela no caminho, pois melhor impossível, perguntamos tudo que precisávamos e foi até mais fácil para encontrar o edifício da nossa amiga Ju.

Até tiramos uma foto em frente ao mapa do metrô.

Eu e Juliana, nosso anjo da guarda de um minuto

Em Paris existem estações de todos os tamanhos ou verdadeiros labirintos como acabei de descrever, por isso aconselho a ficar atento a algumas que realizam a mesma função que a famigerada estação da Sé em São Paulo (Brasil): Les Halles, Châtelet, Haussmann Saint-Lazare, Gare du Nord, Gare de l’Est, Gare de Lyon entre outras.

6) Metrô: de centro cultural à banheiro

No início do artigo quando descrevi o metrô quase como um centro cultural/banheiro eu não menti, ele é uma mistura dessas duas coisas.

Ao desbravar seus corredores, de repente você pode ouvir pessoas cantando, ou tocando instrumentos musicais (uma vez me deparei até mesmo com um quarteto de cordas em um dos halls de passagem) ou então um sanfoneiro que toca músicas agradáveis nos vagões. Para mim parece uma descrição de sonho, mas na verdade revela uma realidade social que, até mesmo em Paris, há pessoas que pedem esmola, mas em alguns casos dão em troca a sua arte para nossos ouvidos apreciarem.

Mencionei anteriormente que as próprias propagandas decoram o ambiente, mas existem estações como Cluny-La Sorbonne (linha10), Arts et Métiers (linha 11) Abbesses (linha 12), ou mesmo as entradas decoradas com motivos Art nouveau  de Porte Dauphine, Saint-Michel, Cité, Abbesses, Châtelet, Ternes, Monceau, Pigalle, Palais Royal-Musée du Louvre etc.

Entretanto, nem tudo é só beleza com relação ao metrô parisiense, ao mesmo tempo que algumas estações são delicadamente decoradas, não há como não relaciona-la a banheiros (os públicos de antigamente), pois suas paredes são revestidas de ladrilhos brancos (o que para mim é bom sinal, pois não são aqueles tenebrosos corredores de concreto aparente de São Paulo). Se na aparência o metrô remete a ideia de latrina, o cheiro não está muito atrás, pois as vezes ao passar por um corredor é possível identificar esse cheiro peculiar de urina, o qual segundo minha amiga nipo-baiana, Sumie, que visitou Paris no verão sentiu mais intensificado por causa do clima quente.

Todas essas dicas sobre o metro em Paris é para você, que é aventureiro como eu, mas se seu perfil for daquele turista que não gosta de se misturar na multidão e quer conhecer Paris em todo o seu esplendor, sem ser rato de metrô, segue as dicas sobre ônibus turísticos.

Ônibus de Turismo: Transporte em Paris para Contemplar

By PR180.2 – https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=56636890

Particularmente, não sou a favor do ônibus de turismo, não porque ele seja ruim de alguma forma, pelo contrário, ele é muito bom para que vai ficar poucos dias na capital parisiense. É uma forma rápida e pratica de se conhecer a cidade e seus pontos turísticos.

Só o que me incomoda é a falta de interação do turista com o ambiente, esse é o ponto crucial. No entanto, eu sei também que se tivesse apenas 3 dias para conhecer Paris eu usaria com certeza deste artifício.

Eu recomendo, pelas minhas pesquisas que utilizem a Open Tour para utilizar o transporte público em Paris.

>> Reserve Seu Ônibus de Turismo >> Transporte em Paris >>

Concluindo depois da epopéia

Depois de tanto discorrer e divagar sobre como funciona o transporte público em Paris quero finalizar com um conselho.

A noção de espaço da população brasileira é diferente do cidadão europeu. Só para ilustrar: a França é do tamanho do nosso Estado de Minas Gerais, então imagine o tamanho de Paris! Tudo é muito próximo. Caso você queira chegar a um ponto cuja distancia é de 3 estações de metrô, eu enfatizo – VÁ ANDADO!, gaste a sola do seu sapato e economize para fazer coisas mais interessantes, e de quebra você aproveita uma linda paisagem.

Espero que tenha gostado das dicas e sugestões. “Au revoir mon ami!”

Mais Artigos sobre Paris, a Cidade Luz:

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Marcela Regina

Simplesmente eu AMO viajar! Sou Mestre em Artes Visuais e graduada em História com ênfase em História da Arte, ambos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Sou um tipico rato de biblioteca, estar entre livros é meu habitat natural. Amo conhecimento e estudar a respeito de diferentes culturas, por isso já estudei diversos idiomas: inglês (fluente - autodidata), francês, italiano e alemão. Atualmente faço curso de japonês.

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