Deserto de Sal na Bolívia: 5 Dicas para Você Fazer o seu Tour no Salar de Uyuni
O Salar de Uyuni é a maior planície de sal do mundo. Anualmente, milhares de turistas viajam para a Bolívia para desbravar o deserto de sal e conhecer os lagos, vulcões, piscinas naturais e outras atrações naturais localizadas na região. Para visitá-la, existem opções de passeio de um dia e de três dias.
Eu recomendo que você se aventure no deserto por três dias para ter a oportunidade de conhecer tudo e se encantar com a riqueza natural do país. Mas, antes de fazer as malas e partir para essa viagem, confira essas 5 dicas que você precisa saber antes de fazer o tour no Salar de Uyuni.
1 – Leve itens essenciais para o seu tour no Salar de Uyuni
Algumas coisas não podem faltar na mochila que você vai levar para o seu tour no Salar de Uyuni. Por causa da altitude e da imensidão branca, três itens obrigatórios são: protetor solar, protetor labial e óculos de sol. O reflexo é tão forte que sem os óculos você não vai conseguir manter os olhos abertos por muito tempo, além de prejudicar a visão. E sem os protetores sua pele ficará exposta a uma forte radiação e com queimaduras dignas de muita dor.
Não deixe de levar ainda uma jaqueta corta vento. No inverno, a temperatura pode ficar abaixo de zero. Se for viajar no verão, a jaqueta também é necessária. O tour passa por alguns pontos altos, onde a temperatura é bem baixa. Eu fui no verão e, em um mesmo dia, passei muito calor e muito frio. Em uma das paradas, estava até caindo flocos de neve.
Outros dois itens importantíssimos são comida e água. Embora os tours incluam café da manhã, almoço e janta, vai ser preciso levar alguns salgadinhos, biscoitos e chocolates para matar a fome entre uma refeição e outra.
Quanto à água, ela só é oferecida junto com a comida. Por isso, leve, no mínimo, uns dois litros para cada dia de tour. Lembre-se de que você estará em um deserto e que poderá ficar desidratado muito facilmente.
Por fim, mas não menos importante, leve papel higiênico! Os banheiros na Bolívia não costumam ter.
2 – Escolha bem a época da viagem
A experiência ao fazer o tour no Salar de Uyuni pode ser bastante diferente dependendo da época do ano da viagem. Entre os meses de maio e agosto, mais ou menos, as temperaturas no deserto são muito baixas. Para quem não curte o frio, a sugestão é evitar esse período. De qualquer maneira, mesmo no verão, você vai se deparar com ventos fortes e frios em alguns pontos de visitação.
Quem quiser ter a chance de ver o salar alagado e tirar aquelas fotos com reflexo, vai precisar ir durante o período de chuvas. Embora essa época comece em dezembro, é mais garantido encontrá-lo coberto por água nos meses de janeiro e fevereiro. Eu mesmo fiz o tour no meio de dezembro esperando encontrar o salar alagado, mas ele ainda estava seco. Chateado!
3 – Prepare-se para as fotos
As fotos com perspectiva se tornaram obrigatória para quem visita o Salar de Uyuni. Quem nunca viu aquelas imagens de grupos sendo atacados por dinossauros, um amiguinho segurando com as pontas dos dedos ou uma pessoa “pisando” na outra?
Pode até parecer fácil tirar essas fotos, mas dá um pouco de trabalho. Para conseguir tirar uma fotografia com perspectiva no salar você vai precisar se deitar no chão e fazer malabarismos com a câmera. No entanto, o esforço vale a pena, já que as fotos ficam incríveis.
A dica é que antes da viagem você pesquise fotos no salar, principalmente no instagram por meio de hashtags, para ter várias inspirações. O guia que conduziu o meu grupo se ofereceu para tirar as nossas fotos e deu várias ideias bacanas. Não sei se todos os guias fazem esse trabalho de fotógrafo, mas todos eles devem conhecer os truques para tirar fotos legais.
4 – Desapegue-se
Se você optar pelo tour no Salar de Uyuni com duração de três dias, esteja ciente de que, nesse tempo, você ficará sem internet, telefone e qualquer outra forma de comunicação com o resto do mundo. Por isso, avise os seus amigos e familiares quando a sua aventura pelo deserto vai começar e quando você deve estar de volta. Assim, ninguém ficará preocupando-se à toa.
Outra coisa que você precisa saber é que passará horas e horas dentro de um carro. São sete pessoas (seis turistas + motorista/guia) em um automóvel quatro por quatro, ou seja, não tem muito espaço. Aproveite as paradas para dar uma alongada.
As hospedagens são relativamente confortáveis. Talvez a pior parte seja mesmo a hora do banho. Para tomar um banho quente, é preciso pagar e a condição dos banheiros não é lá aquelas coisas. Durante os três dias de tour, eu tomei apenas um banho. Então, essa é outra coisa com a qual você vai precisar lidar.
Existem alguns tours de luxo, mas são muitooo mais caros. O tratamento é VIP inclui carros novos com ar-condicionado e wifi, hotéis luxuosos e refeições de alta gastronomia.
5 – Aproveite cada minuto
Essa dica parece óbvia, mas ela é muito importante! Quem faz o tour de três dias, fica com o olhar viciado já no segundo dia de viagem. Acaba acostumando-se com a paisagem repleta de montanhas, lagos e muito deserto. No entanto, a beleza desse lugar é tamanha que é necessário parar e aproveitar cada minuto.
Por mais que você veja as fotos depois, nãos será a mesma coisa. As fotos são incapazes de reproduzir a imponência dos lugares pelos quais você passa no tour pelo Salar de Uyuni. Portanto, sempre que puder, apenas fique parado observando toda a imensidão a sua volta para registrar aquele momento na sua mente. É uma viagem que vale muito a pena!
O que você achou dessas dicas? Conte aqui embaixo nos comentários. Caso tenha ficado com alguma dúvida ou tenha outras sugestões para dar, é só deixar registrado aqui embaixo.
Mais Artigos sobre a Bolívia:
[pt_view id=”8a232d6lr8″]