Roteiro para Bolívia e Peru: Veja aqui o Meu Mochilão Completo por 7 Cidades destes Dois Países da América do Sul.

O meu plano era conhecer o Salar de Uyuni e Machu Picchu. Para realizar essa viagem dos sonhos, tracei um roteiro para Bolívia e Peru com base em muita pesquisa e conversas com amigos. Com o roteiro pronto e com 2.500 reais de orçamento, parti do interior de São Paulo e fui desbravar esses dois países com paisagens naturais impressionantes e uma cultura fascinante. Foram, no total, 18 dias de viagem.

Confira o roteiro que montei e quais foram os meus destinos nesse mochilão para o Peru e Bolívia.

1º Destino do Roteiro para Bolívia e Peru – Sucre (Bolívia) + Trem da Morte

roteiro-para-bolivia-e-peru

Para chegar a Sucre, eu parti de Puerto Quijaro, na fronteira com o Brasil, e segui no famoso trem da morte até Santa Cruz de La Sierra. De lá, eu peguei um voo até Sucre. Quer saber mais detalhes sobre esse trajeto do Brasil até Sucre? Então, confira a matéria que eu escrevi sobre isso aqui portal.

Sucre, portanto, foi a primeira cidade do mochilão que de fato eu explorei. Eu passei dois dias lá e esse é o tempo suficiente para conhecer todos os encantos da capital boliviana. O seu centro histórico é dominado por um estilo colonial muito charmoso. A visita a Sucre vale muito a pena! Também tem um post aqui no portal onde eu conto quais são as principais atrações da cidade.

>> Reserve: + de 40 Opções de Hostels e Hotéis em Sucre >>

2º Destino – Potosí (Bolívia): Lá é alto!

roteiro para bolivia e peru

Após desbravar Sucre, peguei um ônibus por 20 bolivianos – cerca de 10 reais – até Potosí. Foram aproximadamente 5 horas de viagem. A história dessa cidade é fascinante! Na época colonial, ela foi um grande centro de riqueza da Espanha. Toneladas de ouro foram retiradas daquela região. Hoje, é possível fazer passeios pelas minas de Potosí e tours guiados para aprender toda a história da cidade.

Potosí é ainda uma das cidades mais altas do mundo. Ela está a 4.090 metros acima do nível do mar. Então, esteja preparado para possíveis efeitos do mal de altitude. Lá, eu senti fortes dores de cabeça e um cansaço muito intenso. Nesses casos, o ideal é ir a uma farmácia e comprar as pílulas que aliviam os sintomas causados pela altura extrema. Enfim, um dia é suficiente para conhecer Potosí e partir para o próximo destino.

>> Clique aqui e veja as melhores opções de hospedagem em Potosí >>

3º Destino – Uyuni (Bolívia): Deserto de Sal

roteiro-para-peru-e-bolivia-salar-uyuni

Um roteiro de mochilão para a Bolívia não poderia deixar de incluir Uyuni. Isso porque é de lá que partem os tours para o maior deserto de sal do mundo. Há vários ônibus partindo de Potosí com destino a Uyuni e a viagem dura em torno de 5 horas.

O Salar de Uyuni é um destino fascinante e que vale muito, muito, muito mesmo, a pena. Eu fiz e recomendo o tour com três dias de duração. Se você quiser saber detalhes sobre como contratar esse passeio e quais são as paisagens que você terá o privilégio de conhecer por lá, confira o texto aqui no portal onde contei tudo sobre isso.

>> Passeios pelo Salar de Uyuni >>

>> Hospedagens em Uyuni: + de 20 Opções >>

4º Destino – Copacabana (Bolívia): Lago Titicaca

roteiro para peru e bolivia

Após a experiência incrível pelo deserto, peguei um ônibus de Uyuni a La Paz. Foi uma longa viagem! Aproximadamente, 12 horas de duração. A passagem em um bus-cama custou 100 bolivianos (50 reais). Ao chegar à rodoviária de La Paz, já peguei outro ônibus para Copacabana. Foram mais umas quatros horas de estrada.

Eu recomendo passar um dia todo em Copacabana para conhecer bem essa cidade pequena e encantadora. Não deixe de subir o Monte Calvario para ter uma vista maravilhosa do Lago Titicaca e da cidade. O percurso até o topo é bastante cansativo, mas vale a pena. Eu garanto!

De Copacabana, também partem passeios para a Isla del Sol, uma ilha no meio do Titicaca e considerada sagrada pelo povo Inca. Se quiser visitá-la, então vai precisar passar duas noites em Copacabana.

>> Reserve o seu hotel em Copacabana >>

5º Destino – Cusco (Peru)

meu roteiro completo para bolivia e peru

Copacabana fica na fronteira da Bolívia com o Peru. Portanto, foi lá onde peguei um ônibus com destino a Cusco, a antiga capital do Império Inca. A cidade é parada obrigatória para quem estiver indo visitar Machu Picchu.

Cusco é linda! A arquitetura colonial que domina o seu centro histórico encanta turistas de todas as partes do mundo. Na cidade, você encontra diversos museus, construções encantadoras e muitas opções de restaurantes. Eu recomendo passar, no mínimo, um dia todo desbravando Cusco.

>> Onde se Hospedar em Cusco >>

6º Destino – Águas Calientes | Machu Picchu (Peru)

meu-roteiro-completo-para-bolivia-e-peru

Finalmente, outro destino que não pode faltar em um roteiro de mochilão para o Peru: Machu Picchu. De Cusco segui para Águas Calientes, a vila que fica ao lado da montanha onde está localizada essa maravilha do mundo. Aqui no portal já publiquei uma matéria contando como chegar a Machu Picchu e outra revelando algumas coisas que você precisa saber antes de partir para essa aventura.

>> Reserve aqui um hostel ou hotel em Águas Calientes >>

Voltando ao 5º Destino – Cusco (Peru)

Meu roteiro para o Peru e a Bolivia

E de Machu Picchu de volta a Cusco. Agora já estamos entrando na parte do roteiro que nos leva de volta ao Brasil. Eu passei mais um dia Cusco para descansar e ainda conhecer algumas outras partes da cidade. Vale lembrar que além de Machu Picchu, existem outras atrações perto de Cusco, como a Rainbown Mountain e o Vale Sagrado. São passeios que você pode adicionar no seu roteiro.

>> Onde se Hospedar em Cusco >>

>> Melhores Hospedagem em Cusco >>

8º Destino – La Paz (Bolívia): Capital Boliviana

meu-roteiro-para-peru-e-bolivia

Embora já tivesse passado por La Paz no caminho de Uyuni a Copacabana, somente no caminho da volta desbravei a cidade. Passei dois dias lá e conheci os principais pontos turísticos da metrópole boliviana. Ela tem uma paisagem muito particular, predominada por construções sem reboque e morros. Muitos morros. Por isso, uma das atrações de La Paz é o sistema de bondinho que serve os moradores como um meio de transporte público.

Alguns pontos interessantes de La Paz são a Plaza Murillo, o Mercado das Bruxas e a Igreja de São Francisco. Ao redor da cidade, há ainda o Valle de La Luna, uma formação rochosa que ganhou formas impares por causa da erosão.

>> Hotéis e Hostels em La Paz >>

>> Passeios em La Paz >>

9º Destino – Corumbá (Brasil): De Volta a Terrinha

La Paz foi o último lugar que desbravei na Bolívia. No meu caminho de volta para a cidade fronteiriça de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, eu passei pelas cidades bolivianas de Cochabamba e, novamente, por Santa Cruz de la Sierra. Eu parei apenas nas rodoviárias dessas cidades para trocar de ônibus. Eu recomendo não seguir direto dessa forma como fiz, pois foi muito cansativo. A minha dica é passar pelo menos um dia em Cochabamba e depois um em Santa Cruz para descansar e conhecer um pouco desses destinos.

Ao chegar a Corumbá, eu estava morto! Tirei um dia todo para descansar e depois fui conhecer a cidade para fechar o mochilão. O mais interessante mesmo dessa cidade é o pantanal. Caso ainda te reste energia e disposição, faça um passeio por essa preciosidade brasileira.

Ficou com alguma dúvida sobre esse roteiro de mochilão para a Bolívia e Peru? Deixe a sua pergunta nos comentários.

Mais Artigos sobre a Cusco e Machu Picchu:

[pt_view id=”6ef2182nqt”]

Mais Artigos sobre a Bolívia:

[pt_view id=”8a232d6lr8″]

Augusto Júnior

Jornalista, acadêmico e produtor de conteúdo. Não pode ver uma chance de viajar que já está fazendo as malas! https://www.instagram.com/augustojr01/

Related Articles