Santiago do Chile é um dos destinos mais belos e famosos da América do Sul. A metrópole localizada a poucos quilômetros da costa do pacífico tem uma grande quantidade de atrações turísticas, incluindo desde paisagens urbanas imponentes até paisagens naturais que nem parecem reais de tão lindas que são. Com tantas opções de atividades na capital chilena, eu resolvi compartilhar esse roteiro em Santiago de 7 dias para te ajudar a organizar a sua viagem para a cidade.
Esse roteiro poderá ser feito em mais, nunca em menos, dias para você aproveitar a capital chilena. E por onde iremos passar?
Comece a desbravar Santiago do Chile pelo centro, um ambiente movimentado e dominado por construções antigas da época colonial. Dá para conhecer todas as atrações dessa área só gastando a sola do sapato. É tudo muito perto!
A primeira parada do dia é a Plaza das Armas, espaço onde músicos e artistas costumam se apresentar. Além disso, lá ficam prédios imponentes com vários séculos de história, como a sede do Correio Central. Durante o passeio pela praça, entre na Catedral Metropolitana, outra obra arquitetônica impressionante. Você vai se surpreender com a riqueza de detalhes presente no interior dessa construção.
Após a visita à Catedral, caminhe alguns metros até a Rua Bandera para conhecer o Museu de Arte Precolombiana. Ele tem um acervo gigantesco com peças que datam mais de 10 mil anos. Vale muito a pena passar algumas horas lá. O ingresso para estrangeiros custa 6 mil pesos e ele funciona de terça a domingo das 10h00 às 18h00.
Depois, caminhe cerca de três quarteirões em direção ao Mercado Central. O prédio onde ele está sediado é lindo! Do lado de dentro, você vai encontrar bastante movimento, sentir aquele cheiro de peixe e um pouco de bagunça. Ainda assim, vale a pena passar ali para almoçar um dos pratos típicos do país. Os preços lá, no entanto, são um pouco salgados.
Para terminar o passeio pelo centro de Santiago, vá conhecer o Centro Cultural Palacio de la Moneda. É lá que está sediado o governo do país, um prédio fascinante inaugurado em 1805. O Centro Cultural fica no subsolo do palácio e oferece várias exposições interessantes sobre a história do Chile. Eu recomendo!
Um bom roteiro em Santiago não pode deixar de incluir esse três lugares. Comece o segundo dia na capital chilena pelo Cerro de San Cristóbal, um morro com 880 metros de altura onde você pode subir para ter uma vista linda de toda a região. Ele fica em uma das áreas verdes mais bonitas de Santiago, o Parque Metropolitano de Santiago, no bairro de Bellavista.
Após apreciar a vista lá de cima, caminhe em direção ao Zoológico, situado no mesmo parque. É um passeio indicado tanto para adultos quanto para crianças. Ele funciona de terça a domingo das 10h às 18h, mas no inverno ele fecha às 17h.
A última parada do roteiro no segundo dia é o Pátio Bellavista, um lugar ótimo para compras. Ele fica perto do Parque Metropolitano, na Avenida Constitución.
O melhor é chegar lá no final do dia mesmo, para poder aproveitar os bares e restaurantes do local, eu fui lá praticamente todas as noites. É um ambiente muito agradável! Nos finais de semana, ele costuma fechar por volta das 4 da madrugada.
Depois te tomar um café da manhã reforçado, inicie o terceiro dia pelo Cerro Santa Lucia, próximo à estação de mesmo nome. Assim como o Cerro de San Cristobal, do topo dessa montanha você poderá ter uma vista bem legal da metrópole chilena e dos andes. Além disso, explore bastante toda área verde desse espaço bastante frequentado pelos moradores da cidade para praticar esportes e fazer piqueniques.
Quando acabar o passeio, pegue o metrô em direção à estação Tobalaba. Lá, conectado ao shopping Costanera Center, você irá se deparar com o maior arranha-céu da América Latina: o Sky Costanera, com 300 metros de altura. Além de andar pelo shopping, você poderá subir ao 61º andar do prédio para visitar o mirante e avistar toda a cidade e a Cordilheira dos Andes. Você pode ainda saborear algum dos pratos de alta gastronomia servidos no restaurante giratório do Sky Costanera. Fica o aviso: os pratos são relativamente caros (entre 80 e 200 reais).
No quarto dia de viagem, inclua a Vinícola Concha y Toro no seu roteiro em Santiago. Essa é a maior vinícola do país e um ponto turístico imperdível. O tour pelo local dura pouco mais de 1 hora e dá aos visitantes a chance de conhecer a história do local, o processo de produção dos vinhos e os campos onde eles plantam as uvas. O valor da entrada varia entre 15 mil (tour comum) e 25 mil pesos chilenos (tour premium).
>> Tour pela Vinícola Conha y Toro >>
>> Tour pela Vinícola Conha y Toro + Aula de Sommelier >>
Outra dica: se você tiver mais dias, pode conhecer também a vinícola de Undurraga, clique no link abaixo e veja os detalhes.
>> Passeio pela Vinícola Undurraga + Degustação do Vinho>>
Reserve o quinto dia de sua viagem para curtir o Vale Nevado. Ele está localizado a 60 quilômetros de Santiago e oferece atividades bem legais aos visitantes. Você poderá esquiar, brincar na neve, tirar fotos incríveis e se impressionar com a paisagem, porém tem o período certo para você ver neve, que vai de julho a setembro.
Quer mais informações sobre o clima e as melhores épocas para ir a Santiago confira o artigo do Portal clicando aqui.
Mesmo que você não viaje para a capital chilena no inverno, vale muito a pena conhecer o local. Os valores para entrar no Vale Nevado variam de acordo com as atividades que você optar por fazer.
>> Passeio para o Vale Nevado partindo de Santiago (1 dia) >>
Viña Del Mar e Valparaíso são cidades vizinhas na costa do pacífico e bem próximas de Santiago. Vá até a estação da Universidade de Santiago para pegar um ônibus com destino a Viña del Mar. Chegando lá, conheça o relógio das flores e o Parque Quinta Vergana, um ambiente tranquilo onde costumam ser realizadas feiras de artesanato.
Quando terminar de curtir a cidade, pegue o metrô em direção à estação Miramar. Ao desembarcar, você estará em Valparaíso, uma cidade colorida construída sobre morros. Por isso, a locomoção lá é feita por meio de ascensores, ou seja, elevadores que te levam dos pontos altos aos baixos da cidade e vice-versa. Depois de conhecer os encantos de Valparaíso, incluindo as praias, encerre o dia jantando em um dos vários restaurantes da cidade especializados em frutos do mar.
No último dia do roteiro em Santiago, você precisa incluir o Cajón del Maipo, uma área natural a 80 quilômetros de Santiago com paisagem exuberantes. Para fazer esse bate-volta, vale a pena contratar um tour saindo da capital chilena. Ele dura cerca de 8 horas. Você também tem a opção de alugar um carro e dirigir até lá.
No Cajón del Maipo, você verá vulcões, montanhas, lagos e piscinas naturais com água termal. A lagoa El Yeso é a mais famosa da região e é fascinante. No Termas del Plomo, você poderá tomar um banho com água termal enquanto desfruta de uma vista incrível ao seu redor.
Você tem alguma dúvida sobre o roteiro em Santiago? Conte aqui nos comentários.
Mais Artigos sobre Santiago do Chile:
A primeira vista, o cartão de crédito Genial Investimentos Mastercard Black oferece aos seus cliente um bom programa de fidelidade…
Do Porto Velho à bela Catedral, não falta o que fazer em Marselha. A cidade é um verdadeiro encanto para…
A primeira dúvida após reservar as suas passagens é sempre quanto ao local onde você vai ficar no seu destino.…
Com certeza, visitar Marselha é uma viagem dos sonhos e realmente foi. Ainda maisque você conhecer a região da Provence,…
Em primeiro lugar, um roteiro na Cracóvia sempre vai contemplar uma grande parte da triste história da II Guerra Mundial,…
Primeiramente, a culinária na Polônia em geral destaca-se pela fartura na mesa. Os poloneses sem dúvida amam qualquer prato que…