A capital portuguesa conta com muitos pontos turísticos. Essa variedade de atrações exige um bom planejamento de o que fazer e o que visitar para que seja possível aproveitar a cidade ao máximo. Pensando nisso, criei esse roteiro em Lisboa com sugestões e dicas para quem vai passar até 5 dias na cidade. Confira:
Comece a sua aventura por Lisboa por um dos bairros mais antigos e pitorescos da cidade: o Bairro Alto. Ele é cheio de construções do século 16 e 17, todas espalhadas por ruas estreitas e charmosas que valem a pena ser exploradas. Durante o passeio, não deixe de visitar o Miradouro de Santa Catarina (eu fiquei hospedado pertinho dele, quer saber onde? veja o artigo sobre onde ficar em Lisboa) para apreciar a vista do Rio Tejo. Na hora do almoço, escolha uma das diversas opções de restaurantes localizados no bairro e se delicie com um dos pratos típicos do país.
Você pode ainda caminhar até a Praça Luís Camões para visitar a estátua do autor e ver o prédio da Embaixada do Brasil. Essa praça fica na divisa entre o Bairro Alto e o Chiado, outro bairro popular do centro histórico de Lisboa. Vale a pena dar uma passada por lá para caminhar pela Rua Garret. Uma das grandes atrações dessa via é o Café A Brasileira, onde você vai pode tirar uma foto ao lado da estátua de Fernando Pessoa.
Encerre as suas andanças do primeiro dia na Praça do Comércio, na Baixa Lisboa. Além de ser um espaço amplo e palco de importantes manifestações e momentos políticos de Portugal, a Praça do Comércio é uma atração imperdível por causa de sua de beleza e localização privilegiada. Ela fica bem de frente ao Rio Tejo.
Em frente a Praça do Comércio tem o Arco da Rua Augusta, você pode subir lá e ter uma vista privilegiada da praça e do rio tejo.
Agora veja o mapa dos pontos turísticos.
O segundo dia do roteiro em Lisboa é dedicado ao bairro Belém. Caso você esteja hospedado na região do centro histórico, vai precisar pegar um ônibus até lá. Eu fiz esse passeio alugando um carro elétrico próximo à praça do comércio, mais detalhes veja o artigo sobre transporte em Lisboa.
Belém conta com quatro lugares que todo turista precisa visitar.
As primeiras paradas são o Padrão dos Descobrimentos, construído por causa da EXPO de 1940 em Lisboa, se trata da comemoração de 500 anos da morte do infante de D. Henrique.
O outro é Patrimônio Mundial da Unesco: a Torre de Belém. Com 30 metros de altura, essa obra arquitetônica impressiona por causa de sua arquitetura com traços medievais.
Logo depois você irá ao Mosteiro dos Jerônimos, construído no século 16 e declarado um Patrimônio Mundial pela Unesco. Anualmente, cerca de 1 milhão de pessoas visitam o mosteiro. Após é hora de provar o famoso e tradicional pastel de nata do bairro. Você encontra o verdadeiro pastelzinho de Belém na Antiga Confeitaria de Belém. Ela foi inaugurada em 1837 e, desde aquela época, está situada na rua Belém, próximo ao Mosteiro dos Jerônimos.
No terceiro dia na capital portuguesa, você não pode deixar de ir ao Castelo de São Jorge. Construído na Idade Média, ele recebeu esse nome porque São Jorge é o santo padroeiro das cruzadas. As ruínas do castelo passaram por reformas e, hoje, os turistas podem visitá-lo e ainda conhecer as exposições realizadas em seu interior. Ele fica aberto todos os dias e os ingressos custam 8,50 euros. Estudantes, idosos e crianças pagam mais barato.
[miradouro santa luzia]
Após o passeio pelo castelo, caminhe até a Praça Martim Moniz para dar uma volta no famoso bonde elétrico 28. Amarelo e com bancos e chão de madeira, esse meio de transporte é inconfundível. A viagem custa 1,40 euros e ele percorre as ladeiras de Alfama e corta ainda os bairros Chiado, Baixa Lisboa e Santos. Outra dica é aproveitar as andanças na região do Castelo de São Jorge para ir aos miradouros. O principal e com melhores vistas é o Miradouro de Santa Luzia.
Um bom roteiro em Lisboa não pode deixar de incluir o Oceanário, um dos maiores da Europa e classificado como o melhor do mundo pelo Tripadvisor, em 2017. Ele fica no Parque das Nações, um bairro moderno da cidade. São mais 500 espécies distribuídas em mais de 30 aquários. O valor dos ingressos varia entre 10 e 18 euros. Ah, reserve a manhã toda para poder aproveitar bem o Oceanário.
A próxima atração do bairro a ser visitada é o Centro Vasco da Gama. Esse shopping conta com uma arquitetura moderna e com mais de 170 lojas. É uma boa opção para o almoço do quarto dia. Mesmo que você não tenha a intenção de fazer compras ou de comer por lá, uma caminhada por esse complexo comercial vale muito a pena.
Para encerrar, dirija-se até o Museu do Azulejo, na Rua Madre de Deus, número 4. Sabe aqueles famosos azulejos portugueses de cor branca e azul? Então, nesse museu você vai ter a oportunidade de descobrir de onde surgiu essa tradição e de conhecer um acervo fantástico.
A sugestão para o último dia em Lisboa é desbravar o Alfama, um dos bairros do centro histórico da cidade. O charme dessa área está em suas ruelas, escadarias e casas com séculos de idade. A minha dica é que você caminhe pelo Alfama para se surpreender com os detalhes presentes em cada cantinho dessa região. Ao andar por lá, não se esqueça de passar pela Catedral da Sé. Outra parada obrigatória é em uma das dezenas casas de fado do bairro.
Depois de explorar bem o Alfama, siga até a Praça do Rossio, na Baixa Pombalina. Caso prefira ir de metrô, basta pegar a linha verde e descer na estação Rossio. Essa praça é o local ideal para você relaxar e se despedir de Lisboa. Além de ser belíssima, ela é o ponto de encontro de turistas, jovens, idosos e famílias inteiras. É um ambiente muito agradável, rodeado por cafés e restaurantes e que vale a pena ser visitado tanto durante o dia quanto durante a noite.
O que você achou do roteiro? Caso tenha ficado com alguma dúvida, é só deixar a sua pergunta nos comentários.
Mais Artigos sobre Lisboa:
[pt_view id=”3ca1d8b6ar”]
A primeira vista, o cartão de crédito Genial Investimentos Mastercard Black oferece aos seus cliente um bom programa de fidelidade…
Do Porto Velho à bela Catedral, não falta o que fazer em Marselha. A cidade é um verdadeiro encanto para…
A primeira dúvida após reservar as suas passagens é sempre quanto ao local onde você vai ficar no seu destino.…
Com certeza, visitar Marselha é uma viagem dos sonhos e realmente foi. Ainda maisque você conhecer a região da Provence,…
Em primeiro lugar, um roteiro na Cracóvia sempre vai contemplar uma grande parte da triste história da II Guerra Mundial,…
Primeiramente, a culinária na Polônia em geral destaca-se pela fartura na mesa. Os poloneses sem dúvida amam qualquer prato que…