Muita gente acha que a visita a Santiago só vale a pena durante o inverno. Isso porque é a época ideal para curtir o frio abaixo de zero e brincar na neve. Porém, as atrações da capital chilena vão muito além de estações de esqui e frio. Nas outras estações do ano, também há uma grande variedade de lugares lindos para conhecer e coisas para fazer.
Então, você está em dúvida sobre quando ir a Santiago? Não se preocupe! Neste post, eu separei algumas dicas de passeios para cada época do ano.
Durante o verão em Santiago, os termômetros podem chegar a marcar 30ºC. É o clima ideal para curtir os diversos parques da cidade, como o Parque Metropolitano de Santiago e o Bicentenário. Nessa época, você também poderá ter uma vista mais nítida da Cordilheira dos Andes, o que torna obrigatória a visita aos mirantes da capital chilena.
O que muita gente não sabe é que no verão algumas estações de esqui também ficam abertas. Passeios de bicicleta, caminhadas e diversos esportes são algumas das atividades oferecidas nesse período. Mesmo sem neve, a paisagem é fascinante e vale muito a pena conhecer!
Uma das principais vantagens de se viajar para Santiago na estação mais quente do ano é poder aproveitar as praias. A capital chilena fica bem próxima do litoral e é muito fácil chegar até lá. O destino preferido dos turistas e que eu super recomendo é a cidade de Vinã del Mar, onde há praias maravilhosas. A Praia Caleta Abarca é uma das mais populares de lá. Embora seja extensa, ela costuma ficar lotada nos dias mais quentes. O ambiente é muito agradável e a cor verde do mar torna a paisagem ainda mais bonita. Outras opções em Vinã del Mar são as praias Acapulco e El Sol. Elas são separadas por um píer, de onde você pode ter uma linda visão do pôr do sol.
Já na colorida Valparaíso, a minha recomendação é você conhecer a praia de Las Torpederas. A sua água cristalina e a sua localização estratégica atraem muitas pessoas durante os dias de calor. A San Mateo, também em Valparaíso, é outra praia que vale a pena ser visitada. Ela é pequena, mas oferece uma boa estrutura ao banhistas e conta com uma piscina ideal para levar crianças.
Quando ir a Santiago? Bem, se a sua intenção for conhecer a neve ou poder esquiar, então o período entre junho e setembro é a época do ano ideal para a sua viagem. Nesses meses de inverno, é importante colocar uns casacos mais pesados na mala porque a temperatura pode chegar a -2ºC.
A temporada de neve é o que define quando as estações de esqui começarão a funcionar. Normalmente, esse período vai do início ao final do inverno, mas em alguns anos ele pode variar. Em 2015, por exemplo, a temporada só começou no final de julho. Para se programar certinho, é bom entrar no site do Valle Nevado para consultar o calendário da estação.
Ah, vale lembrar que durante o inverno a intensidade de chuvas é maior em Santiago. Os invernos são úmidos e os verões mais secos.
Caso o seu plano seja conhecer uma estação de esqui, eu recomendo o Parque de Farellones para quem não tem prática com o esporte. Isso porque essa estação oferece uma variedade de atividades menos radicais. Os visitantes podem, por exemplo, brincar na neve, andar de teleférico, descer em um tobogã, fazer esquibunda e muito mais.
A estação de esqui mais conhecida de Santiago é, sem dúvidas, o Valle Nevado. Ela está localizada a pouco mais de 60 quilômetros de Santiago e é a maior do país. Lá, você até pode só brincar na neve, mas o foco do lugar é mesmo as atividades mais radicais. Para quem nunca esquiou, é possível contratar aulas. Os principais diferenciais do Valle Nevado são a paisagem maravilhosa e a infraestrutura de primeira. Esses aspectos fazem dele uma alternativa mais cara. Os preços variam de acordo com as atividades que você pretende realizar.
Essas duas estações costumam ser pouco lembradas pelos turistas planejando ir para Santiago. Viajar para a capital chilena nesses períodos também pode render experiências incríveis!
A primavera no Chile começa no final de setembro e dura até dezembro. Nesses meses, o clima em Santiago vai esquentando gradativamente, partindo de uma média de 15ºC e chegando até 28ºC. Portanto, quanto mais perto de dezembro for a data da sua viagem, menor será o número de casacos que você vai precisar levar. No começo da primavera, é possível encontrar neve nas montanhas. Para quem for visitar as vinícolas, essa estação é perfeita para ver as flores brotando nos campos.
Já o outono, vai de março a junho com temperaturas variando entre 9ºC e 23ºC. É um clima bem parecido com o inverno de São Paulo, por exemplo. Durante essa estação, você encontra os parques repletos de folhas secas pelo chão, um cenário lindo e raro no Brasil.
Como deu para notar, todas as épocas são ideais para viajar a Santiago. Tudo vai depender das suas expectativas. Caso queira ver neve, o período entre junho e setembro é ideal para você. Agora, se o seu plano for pegar praia, marque a viagem entre o final de dezembro e março. Para aproveitar temperaturas mais amenas, o outono e a primavera são as estações mais indicadas.
Eu fui em junho e não tinha muita neve, porém não tinha chuva e estava um pouco frio para praias… Apesar de ser meio termo para tudo, a viagem foi ótima!
Você já decidiu quando ir a Santiago? Conte nos comentários em qual estação você pretende viajar.
Mais Artigos sobre Santiago do Chile:
A primeira vista, o cartão de crédito Genial Investimentos Mastercard Black oferece aos seus cliente um bom programa de fidelidade…
Do Porto Velho à bela Catedral, não falta o que fazer em Marselha. A cidade é um verdadeiro encanto para…
A primeira dúvida após reservar as suas passagens é sempre quanto ao local onde você vai ficar no seu destino.…
Com certeza, visitar Marselha é uma viagem dos sonhos e realmente foi. Ainda maisque você conhecer a região da Provence,…
Em primeiro lugar, um roteiro na Cracóvia sempre vai contemplar uma grande parte da triste história da II Guerra Mundial,…
Primeiramente, a culinária na Polônia em geral destaca-se pela fartura na mesa. Os poloneses sem dúvida amam qualquer prato que…