Portugal é um paraíso gastronômico! A fusão entre a cozinha mediterrânea e a atlântica deu origem a uma gama de pratos saborosos e que conquistaram o paladar internacional. A lista de o que e onde comer em Lisboa é grande. Ela inclui uma variedade de peixes, sendo os mais famosos o robalo, o bacalhau e as sardinhas. Além disso, os doces também são um sucesso por lá, como os famosos pastéis de Belém, os ovos moldes de Aveiro e as tortas de Azeitão.
Quer saber onde comer essas e outras delícias em Lisboa? Eu separei algumas sugestões de restaurantes e cafés que você precisa conhecer em sua passagem pela capital portuguesa. Confira!
A primeira recomendação é um restaurante referência da alta gastronomia. O Belcanto coleciona duas estrelas Michelin e fica no centro histórico de Lisboa, no bairro Chiado.
Em 2015, ele entrou para a lista de 100 melhores restaurantes do mundo pela “The World’s 50 Best Restaurants List”.
O restaurante é especializado em culinária portuguesa, mas com releituras modernas à base de produtos requintados. O responsável pela cozinha do Belcanto é o português José Avillez, um dos chefes mais prestigiados do país. Os pratos preparados por ele são servidos em um ambiente sofisticado com apenas dez mesas. Para fazer parte desse grupo seleto de clientes, é preciso fazer uma reserva pelo telefone.
Quem quiser desfrutar da comida de alto padrão do Belcanto, vai desembolsar 45 euros por um prato principal. Já um menu completo com entrada, prato principal e sobremesa sai por 125 euros, quase 600 reais.
Quando pensamos sobre o que comer em Portugal, uma das primeiras coisas que vem a nossa mente é o tradicional bacalhau. Esse prato é obrigatório para qualquer turista. Se for a Lisboa, você precisa comê-lo na Casa do Bacalhau, localizado no bairro Alfama. Lá, o bacalhau é servido de todas as maneiras possíveis. A variedade de pratos é bem grande.
Além da comida boa, o espaço físico do restaurante também é um atrativo. O ambiente tem um ar medieval, composto por arcos de pedras e uma iluminação especial. É um espaço muito bonito! Embora pareça um local de luxo, a Casa do Bacalhau tem preços medianos. Um prato individual com a especialidade do restaurante custa entre 16 e 18 euros. Nada mal para poder degustar um dos melhores bacalhaus servido em Lisboa.
Eu fui praticamente todos os dias lá. Ora pois, eu fiquei hospedado no Bairro Alto, pertinho da Praça do Comércio, onde fica o Museu da Cerveja.
O bacalhau é sensacional, a cerveja geladinha e a vista para a praça e o rio tejo é perfeita.
Eu ainda trouxe dois copos de recordação deste local (eles custam por volta de 12 euros).
Se a sua intenção for aproveitar a culinária portuguesa gastando pouco, então uma dica que vale muito a pena por causa do custo-benefício é o Crisfama. Esse pequeno restaurante fica escondido no bairro Alfama, ao lado do Palácio Pancas Palha e próximo à estação Santa Apolónia. Lá, eles servem a autêntica comida caseira portuguesa acompanhada por um atendimento de ótima qualidade.
Robalo, atum, salmão e arroz com polvo são algumas das delícias que você encontra no cardápio do Crisfama. Ele está muito bem avaliado no Tripdvisor: das 825 avaliações, 95% o considera excelente ou muito bom. E quanto custa uma refeição nesse restaurante? Você sairá de lá satisfeito gastando, em média, 10 euros.
Conhecida também como Antiga Confeitaria de Belém, a Pastéis de Belém é um verdadeiro ponto turístico de Lisboa. O que atrai milhares de turistas a esse local são os seus famosos pasteizinhos de Belém e eu não deixei de ir lá.
Em alguns momentos do dia, você precisa até enfrentar fila para conseguir comprar essa preciosidade portuguesa. Agora a dica de ouro dos pastéis de Belém, a fila é para levar o pastéis, se você passa ao lado e entra na confeitaria verá muitas mesas vazias.
O Pastéis de Belém fica na Rua de Belém, bem próximo ao Mosteiro dos Jerónimos.
Ele foi inaugurado em 1837, ou seja, são quase dois séculos de história, os quais estão refletido na arquitetura do local que conta com os tradicionais azulejos portugueses. Quando visitá-lo, eu recomendo, além dos pastéis, outras especialidade da confeitaria, como a marmelada de Belém e o bolo inglês. Tudo muito delicioso!
A minha última sugestão para você que quer saber o que e onde comer em Lisboa é Pastelaria Versailles. Bem ao lado da estação Saldanha, esse café de estilo arquitetônico francês é muito conhecido na cidade por causa de seus doces. Além dos pastéis de nata, lá você encontra uma variedade de bolos, cafés e sanduíches. Ah, o chocolate quente de lá é uma ótima pedida para os dias frios!
A Pastelaria Versailles também funciona como restaurante. Seja dia ou noite, as opções de comida desse café não te decepcionarão. Em relação aos preços, eles são relativamente baixos. Tudo vai depender da sua escolha.
Você tem algum restaurante ou comida portuguesa preferida? Conte aqui nos comentários.
Mais Artigos sobre Lisboa:
[pt_view id=”3ca1d8b6ar”]
A primeira vista, o cartão de crédito Genial Investimentos Mastercard Black oferece aos seus cliente um bom programa de fidelidade…
Do Porto Velho à bela Catedral, não falta o que fazer em Marselha. A cidade é um verdadeiro encanto para…
A primeira dúvida após reservar as suas passagens é sempre quanto ao local onde você vai ficar no seu destino.…
Com certeza, visitar Marselha é uma viagem dos sonhos e realmente foi. Ainda maisque você conhecer a região da Provence,…
Em primeiro lugar, um roteiro na Cracóvia sempre vai contemplar uma grande parte da triste história da II Guerra Mundial,…
Primeiramente, a culinária na Polônia em geral destaca-se pela fartura na mesa. Os poloneses sem dúvida amam qualquer prato que…