Categories: CuscoPeruRoteiros

Melhores Passeios em Cusco: Lugares Imperdíveis Que Você Deve Incluir no Seu Roteiro

Cusco é uma das principais cidades do Peru e parada obrigatória para quem está indo visitar Machu Picchu. A antiga capital do Império Inca é encantadora! Ela chama a atenção, principalmente, por causa de sua arquitetura colonial e organização. Além de Machu Picchu, existem outros passeios na região de Cusco que são imperdíveis. A maior parte deles faz parte do Vale Sagrado, uma região com diversos sítios arqueológicos construídos pelos Incas.

Se você estiver planejando conhecer Machu Picchu, não deixe de aproveitar a passagem por Cusco para visitar essas outras atrações. Eu tenho certeza que valerá muito a pena! Ficou curioso para saber quais lugares são esses? Então, confira essas seis dicas de passeios na região de Cusco que você não pode perder. Boa leitura!

Lista dos Melhores Passeios em Cusco

  • Salinas de Maras
  • Ruínas de Moray
  • Tambomachay
  • Chinchero
  • Rainbow Mountain
  • Písac

Salinas de Maras

By Ed88, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=4707455

As salinas são um sistema de extração de sal. Como ele funciona? Basicamente, a água de degelo escorre do topo das montanhas e vai se acumulando em valas. Quando ela evapora, o sal aparece e ele é coletado para ser tratado e destinado ao consumo humano. O mais legal desse processo é a paisagem a qual ele dá origem. São centenas de piscinas com uma água branca posicionadas ao longo da montanha.

Para visitar esse lugar incrível, basta contratar um dos tours oferecidos pelas agências de turismo de Cusco. As Salinas de Maras ficam a 40 quilômetros da antiga capital do Império Inca. A excursão até lá (ida e volta) custa em torno de 30 soles. Para entrar nas salinas, é preciso comprar um ingresso no valor de 10 soles. É um passeio muito interessante e que dá para fazer em poucas horas!

>> Reserve aqui seu passeio de cusco para as Salinas de Maras >>

Ruínas de Moray

By McKay Savage from London, UK – Peru – Cusco Sacred Valley & Incan Ruins 045 – Moray, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=23462734

As ruínas de Moray ficam bem perto das Salinas de Maras e a 50 quilômetros de distância de Cusco. Esse sítio arqueológico é mais uma das heranças deixadas pelos Incas e que demonstra a expertise agrícola deles. O que mais impressiona são a forma circular e o tamanho gigantesco das ruínas. Eles utilizavam esse sistema de cultivo e irrigação em degraus para criar diferentes zonas climáticas, sendo ideias para várias espécies de plantas.

Essa paisagem belíssima e impressionante faz parte do chamado Vale Sagrado. É possível comprar um boleto turístico que dá direito a visitar as principais atrações desse complexo e ainda alguns museus localizados em Cusco. Ele custa entre 70 e 130 soles. Assim como para todos os demais passeios, existem diversas agências de turismo na cidade cusquenha oferecendo pacotes para as ruínas de Moray.

>> Reserve aqui seu passeio para Moray + Salinas de Maras >>

>> Excursão de Quadriciclo pelo sítio arqueológico de Moray >>

Tambomachay

By BgabelOwn work (Original text: self-made), Public Domain, Link

Tambomachay fica a 3.800 metros de altitude e é mais dos sítios arqueológicos construídos durante o Império Inca. Acredita-se que ele foi criado para cumprir uma função religiosa envolvendo a água e a terra. Isso porque ele conta com vários aquedutos, canais e cascatas. É possível ver as águas fluindo pelas rochas.

Possivelmente, o local era o ambiente de descanso do chefe do império. Há historiadores, no entanto, que defendem a ideia de que Tambomachay funcionava como um forte militar para proteger os caminhos que leva a Cusco. Independentemente do motivo da construção, o lugar é maravilhoso e a visita a ele vale muito a pena. Tambomachay fica aberto diariamente das 7h às 18h e a entrada está incluída no boleto turístico do Vale Sagrado.

>> Encontre o seu passeio por Tambomachay >>

Chinchero

A lista de passeios na região de Cusco inclui ainda a visita a Chinchero, uma vila situada a 3.772 metros acima do nível do mar. Além de contar com aqueles sistemas de irrigação típico dos Incas, a cidade reúne construções barrocas, como igrejas e praças.

Chinchero está no alto de uma montanha de onde pode-se observar a imensidão do Vale Sagrado. Lá no alto, a população local vive, principalmente, do turismo e da agricultura. O principal produto extraído das terras dessa vila é a batata, um item típico e essencial da culinária peruana.

>> Conheça Chinchero, compre seu passeio aqui >>

Rainbow Mountain

Desde 2016, os passeios na região de Cusco contam com uma novidade: a aventura pela Rainbow Mountain, Montanha Colorida ou também chamada de Montanha Arco-Íris. Até antes desse ano, essa atração não era comercializada e dificilmente os turistas iam até lá por se tratar de um lugar de difícil acesso. Atualmente, praticamente todas as agências de Cusco oferecem transporte e demais suporte para quem quiser conhecer esse local fascinante. A Rainbow Mountain parece uma pintura!

A 3 horas de distância de Cusco, a Montanha Colorida fica na vila de Pitumarca. Da cidadezinha até o ponto principal dessa formação rochosa são cerca de 8 horas de caminhada. É isso mesmo! Esse é um passeio que exige uma ótima condição física. Não é para qualquer um! A dificuldade aumenta ainda mais por causa da altitude. O ponto mais alto da trilha chega a 5 mil metros de altitude. Os impactos no corpo são inevitáveis: fadiga, cansaço, dores de cabeça, entre outros sintomas.

Apesar dos obstáculos, vale muito a pena conhecer a Rainbow Mountain. Trata-se de uma paisagem única! É preciso reservar um dia todo para poder fazer esse passeio. Os pacotes vendidos em Cusco para visitar a Montanha Colorida podem variar entre 60 e 200 soles. Tudo vai depender dos serviços aos quais você quiser ter acesso além do transporte (alimentação, hospedagem, guia e etc.).

>> Escolha uma das excursões para a Rainbow Mouintain >>

Písac

By TenchoOwn work, CC BY-SA 3.0, Link

A 33 quilômetros de distância de Cusco, Písac é uma das principais atrações do Vale Sagrado. No Parque Arqueológico Nacional de Písac, você encontra um espaço com quatro quilômetros quadrados de extensão onde estão concentradas ruínas de túneis, pontes, depósitos, cemitérios, sistemas agrícolas e outras preciosidades construídas pelos Incas.

As mais de 20 torres localizadas no sítio arqueológicos são outro exemplo da astucia inca. Elas foram erguidas para cumprir dois objetivos principais: transportar água e funcionar como pontos de vigia. Além disso, a dica é visitar a praça central da cidadela de Písac. É um lugar bem movimento e legal para conhecer e adquirir os artesanatos produzidos pela população local.

Você pretende fazer alguns desses passeios na região de Cusco? Conte para gente nos comentários qual deles é o seu favorito ou deixe sua pergunta caso tenha ficado com alguma dúvida.

>> Passeio em Cusco para o Vale Sagrado, incluindo Písac >>

Mais Artigos sobre a Cusco e Machu Picchu:

[pt_view id=”6ef2182nqt”]

Augusto Júnior

Jornalista, acadêmico e produtor de conteúdo. Não pode ver uma chance de viajar que já está fazendo as malas! https://www.instagram.com/augustojr01/

Recent Posts

Genial Investimentos Mastercard Black: Programa gCoins

A primeira vista, o cartão de crédito Genial Investimentos Mastercard Black oferece aos seus cliente um bom programa de fidelidade…

5 meses ago

O que fazer em Marselha | Lugares Imperdíveis

Do Porto Velho à bela Catedral, não falta o que fazer em Marselha. A cidade é um verdadeiro encanto para…

5 anos ago

Onde se Hospedar em Marselha | Melhores Bairros de Marselha | Não caia em Ciladas em Marselha

A primeira dúvida após reservar as suas passagens é sempre quanto ao local onde você vai ficar no seu destino.…

5 anos ago

Cidades Próximas a Marselha | Um Passeio na Região da Provence

Com certeza, visitar Marselha é uma viagem dos sonhos e realmente foi. Ainda maisque você conhecer a região da Provence,…

5 anos ago

Roteiro na Cracóvia: 2, 3 e 4 Dias na 2ª Maior Cidade Polonesa

Em primeiro lugar, um roteiro na Cracóvia sempre vai contemplar uma grande parte da triste história da II Guerra Mundial,…

5 anos ago

Onde comer em Cracóvia: conheça os restaurantes e as comidas típicas polonesas

Primeiramente, a culinária na Polônia em geral destaca-se pela fartura na mesa. Os poloneses sem dúvida amam qualquer prato que…

5 anos ago