Cidades Próximas a Santiago para você visitar em 1 ou mais dias [Pode ser um bate e volta]

Santiago do Chile tem várias atrações turísticas imperdíveis! Além disso, bem pertinho dali, você pode ter a chance de conhecer paisagens impressionantes. A poucas horas da capital chilena, os turistas podem desfrutar de praias, piscinas termais, estações de esqui e muito mais. E o melhor: dá para fazer um bate-volta para esses lugares. Quer saber o que as cidades próximas a Santiago tem para oferecer? Então, confira essas dicas que eu separei para você.

Quais as cidades próximas a Santiago para um bate e volta?

  • Farellones: Cordilheira dos Andes, neve e frio (depende da época do ano, confira o artigo sobre quando conhecer santiago)
  • Vinã del Mar: praia e casinos.
  • Valparaiso: mais praia.
  • San Jose del Maipo: vulcão, montanhas e piscinas termais.

1. Farellones

A apenas 36 quilômetros de Santiago, Farellones é uma vila bastante conhecida e visitada pelos turistas em busca de diversão na neve. Isso porque a pequena cidade está localizada meio às montanhas andinas e conta com uma das estações de esqui mais famosas do país.

O Parque de Farellones é recomendado para quem tem pouca ou nenhuma prática com o esqui, já que lá os visitantes podem desfrutar de várias outras atividades (teleférico, tirolesa, tobogã e espaços abertos para brincar na neve). Ali na região de Farellones, também fica o Valle Nevado, uma estação de esqui com uma estrutura maior.

E como faz para chegar a Farellones? Bem, a forma mais prática é contratar um transfer saindo de Santiago com destino às estações de esqui. Algumas empresas pegam os turistas no próprio hotel. Vale perguntar também se o seu hotel tem convênio com alguma empresa de transporte. Geralmente, o valor de uma van (ida e volta) até Farellones custa em torno de 80 reais. Se o motorista te pegar no hotel, é claro que o serviço vai custar mais.

Alugar um carro também é uma opção. Mas, eu recomendo essa alternativa apenas para quem tiver prática em dirigir na neve. O legal de ir de carro é que você pode ir parando para apreciar e tirar fotos das paisagens incríveis que vão surgindo no caminho.

2. Viña del Mar

Cidades próximas a Santiago

By G. Küppers (JordiCubero) – Own work, CC BY-SA 3.0, Link

Vinã del Mar também faz parte do conjunto de cidades próximas a Santiago que vale muito a pena você conhecer. Localizada na costa do pacífico, essa cidade é famosa por causa de suas praias e resorts. Se você viajar para a capital chilena durante o verão, não deixe de ir até lá para curtir o sol e o mar. Por ser bem perto de Santiago, dá para fazer um bate-volta sem complicação.

Ir da capital chilena para Viña del Mar é bem fácil! Você só precisa pegar um dos ônibus que saem da estação de metrô da Universidade de Santiago com destino à cidade litorânea. Tem ônibus todos os dias partindo de 15 em 15 minutos. Algumas da empresas que fazem o trecho são a Pullman e a Turbus.

E o que tem para fazer em Viña del Mar? Muitas coisas! Além das praias, essa cidade charmosa e tem parques e monumentos que fazem a visita valer a pena. O relógio das flores, por exemplo, é uma atração famosa de lá criada para a Copa do Mundo de 1962. Ele é lindo e muito interessante! Outra lugar que vale a visita é o Parque Quinta Vergana, um ambiente tranquilo onde você pode comprar artesanatos sendo vendidos nas feirinhas que costumam ser realizadas por lá.

3. Valparaíso

Declarada como um Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 2003, a encantadora e colorida Valparaíso também fica no litoral chileno. Além de ser perto de Santiago, Valparaíso é vizinha de Viña del Mar. Se quiser ir de Viña del Mar para lá, basta pegar o metrô e descer na estação Miramar. O percurso dura só 15 minutos. Agora, para ir de Santiago até Valparaíso, é só pegar um ônibus no mesmo lugar de onde partem os ônibus para Viña de Mar, na estação da Universidade de Santiago.

Valparaíso não pode ficar de fora do roteiro porque é uma cidade com muito a oferecer para os turistas. Ela é um polo artístico do país e conta com uma arquitetura especial, marcada pelas casinhas coloridas que enfeitam o cenário digno de cartão postal. Para os amantes da alta gastronomia, Valparaíso é o local ideal para saborear pratos típicos feitos a base de frutos do mar. A variedade de restaurantes é grande.

Uma curiosidade dessa cidade é o transporte coletivo. Por ter sido construída sobre os morros, Valparaíso conta com ascensores ligando os pontos baixos aos altos. Eles são como um bondinho que sobem pelos montes por meio de trilhos e são puxados por cabos de aço. No total, tem 15 ascensores na cidade.  Mais do que um meio de transporte, eles são uma atração turística. Vale a pena ter a experiência de andar em um.

Eu recomendo você pegar o ascensor que leva até o topo do Cerro Concepción. A vista de lá é bem bacana, pois dá para avistar o mar e curtir a brisa e a tranquilidade que dominam no local. Ah, as praias de Valparaíso também merecem uma visita. No ano novo, os turistas se espelham pelos morros da cidade para poder assistir ao show pirotécnico que ilumina o céu.

4. San José del Maipo

A lista de cidades próximas a Santiago inclui ainda San José del Maipo, localizada a, mais ou menos, 80 quilômetros da capital chilena. Por que ir até lá? Bem, na cidade em si não tem muito o que fazer, mas ela é um ponto estratégico para quem quiser conhecer o Cajón del Maipo. E eu já adianto: esse é um passeio imperdível. A paisagem dessa região é de tirar o fôlego.

Dá para fazer um bate-volta de Santiago até Cajón del Maipo, mas, para desfrutar bem do local, você vai precisar passar um dia todo lá. E como faz para chegar a esse lugar fascinante? Eu indico duas opções. A primeira é alugar um carro e dirigir até lá, passando por rodovias de boa qualidade e bem sinalizadas. Alguns pontos, no entanto, não são pavimentados. A segunda alternativa é contratar um tour saindo de Santiago. Geralmente, esses passeios guiados duram, aproximadamente, oito horas. É até possível encontrar tours com guias falantes de português.

No Cajón del Maipo, você verá cenários impressionantes compostos por vulcões, montanhas, lagos e piscinas naturais com água termal. Dependendo da estação do ano em que você realizar a viagem, a paisagem poderá ser bem diferente. No inverno, a neve toma conta de tudo e, no verão, você verá lindos campos verdes com flores. A lagoa El Yeso é a mais famosa da região e a sua cor também costuma mudar, indo de azul a verde. Ah, e o local para tomar um banho de águas termais se chama Termas del Plomo. É uma experiência imperdível!

Você tem alguma dúvida sobre como chegar até esses lugares ou tem alguma outra sugestão de cidades próximas a Santiago? Conte aqui nos comentários.


Mais Artigos sobre Santiago do Chile:


 

Joaquim Augusto

Brasiliense, pai da Ana Francisca, marido da Geovana e apaixonado pela minha família e por, adivinha só, V-I-A-J-A-R. Gosto demais de planejar viagens, já fiz roteiros para América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e Oceania alguns para mim, outros para amigos, outros para clientes. #viajarcuratudo

Related Articles

1 Comments

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *