Normalmente, quando viajamos de carro, não fazemos o planejamento do gasto total do trajeto de ida e volta. Geralmente, fazemos apenas o cálculo do consumo de combustível (pois pode ser a maior parte do gasto) e esquece de alguns outros detalhes que impactam no custo de uma viagem de carro.
Há pontos importantes antes de colocar o carro na estrada, como a revisão total do veículo, mas não entraremos em detalhes sobre isso. O que iremos demonstrar aqui é como calcular o custo de uma viagem de carro, curta ou longa, de ida e volta.
Então, para sanar essas dúvidas quanto ao planejamento devemos fazer algumas perguntas:
Por isso, iremos responder essas perguntas e facilitar a sua viagem de carro, para orçar o montante exato e não gastar demais!
Eu utilizo uma planilha para calcular essas despesas, ao final do artigo vou deixar um link para você baixar a planilha.
Provavelmente, se o automóvel é seu, você irá saber quantos quilômetros ele faz com o litro de gasolina (ou álcool, ou diesel).Se você não sabe, pode fazer um cálculo simples para saber o consumo médio.
Consumo médio = Distância Percorrida / Quantidade de litros utilizadas.
Ademais, se tiver dúvida no cálculo, assista o vídeo abaixo.
Mas se realmente não souber o consumo ou se o carro for alugado, acesse o site do INMETRO que tem as informações de consumo.
Além disso, você pode dar um Google com o ano e modelo do automóvel.
Com certeza, a melhor ferramenta para calcular a distância entre dois pontos é o Google Maps.
Aliás, é um ferramenta muito fácil de usar e vários aplicativos de cálculo de rotas utilizam o Maps.
Com certeza, uma das maiores dúvidas é de como orçar o preço do pedágio.
Então, vou indicar dois sites que dão os preços dos pedágios nas rodovias brasileiras.
O primeiro é o Rota Brasil [aperte aqui para acessar].
O segundo é o Mapeia [aperte aqui para acessar].
A fim de não ter surpresas no caminho, outro detalhe importantíssimo é saber quanto está, pelo menos, a média de preço dos combustíveis no estado que você irá visitar.
A maior parte dos viajantes não prever esses valores e, as vezes, pode ser surpreendido com os preços elevados da gasolina, do diesel e do álcool.
Com a finalidade de não ser surpreendido, recomendo acessar o site da Preço do Combustível [aperte aqui para acessar].
Do mesmo modo, no caso de uma viagem internacional, você pode consultar o valor dos combustíveis no site GlobalPetrolPrices.com, tem todas as médias de preço do mundo e comparativos entre países.
É provável que algumas viagens de carro não se encerram no primeiro dia de estrada, então uma dica é: procure antes da viagem um hotel de sua preferência na cidade onde pretende dormir. Por quê?
Antes de mais nada, não é necessário reservar o hotel de estrada antes, pois podem ocorrer imprevistos e você não conseguir chegar a cidade que pretende.
Entretanto, sugiro que faça uma pesquisa no Booking.com e pelo menos veja os preços dos hotéis e suas avaliações. Pois, a pior coisa é escolher um hotel para descansar e o hotel ser horrível e você partir para estrada mais cansado. Isso é um risco muito relevante para qualquer viajante.
Viajar de carro cansado é a pior escolha. Dirigir depois de uma noite mal dormida é a decisão mais perigosa para você e sua família, então, procure consultar os hotéis antes da viagem.
E a alimentação? Isso é muito pessoal, tem viajantes que preferem levar a comida de casa, outros gostam de parar apenas para o almoço, outros se interessam em parar para café da manhã, almoço e jantar.
Eu recomendo orçar, pelo menos, R$ 30,00 para o almoço. E mais, é bom almoçar naqueles self-services de grandes postos de gasolina, pois são mais confiáveis. Não queira passar mal no meio da estrada é um pesadelo (já passei por isso).
Aliás, sugiro, também, na hora de pesquisar o hotel, procure um com café da manhã incluído. No entanto, veja o horário que será servido para não atrasar a sua viagem.
>> Consulte aqui o preço de hotéis para sua viagem de carro
Além dos cálculos de combustível da viagem de carro, da inclusão de hotel e alimentação você pode ganhar tempo nas viagens.
Assim, você pode ganhar tempo sem parar em pedágios e sem ter que pagar para ter aquelas “tags” para passar na linha do pedágio que não precisa parar.
Então, você pode abrir uma conta no C6 Bank que você recebe, de forma gratuita, a tag para passar no pedágio sem parar e o desconto do pedágio e feito diretamente na sua conta.
Logo, se quer mais detalhes sobre o banco C6, eu explico no vídeo abaixo.
É provável que você queira informações sobre como viajar sem mexer no seu salário, não é?
Dessa maneira visite nosso canal do Youtube e o nosso Instagram! Tem conteúdo todo dia sobre viagens, cartões de crédito, milhas aéreas, passagens aéreas e muiiiiito mais.
Tamo Junto
Grande abraço!
A primeira vista, o cartão de crédito Genial Investimentos Mastercard Black oferece aos seus cliente um bom programa de fidelidade…
Do Porto Velho à bela Catedral, não falta o que fazer em Marselha. A cidade é um verdadeiro encanto para…
A primeira dúvida após reservar as suas passagens é sempre quanto ao local onde você vai ficar no seu destino.…
Com certeza, visitar Marselha é uma viagem dos sonhos e realmente foi. Ainda maisque você conhecer a região da Provence,…
Em primeiro lugar, um roteiro na Cracóvia sempre vai contemplar uma grande parte da triste história da II Guerra Mundial,…
Primeiramente, a culinária na Polônia em geral destaca-se pela fartura na mesa. Os poloneses sem dúvida amam qualquer prato que…