fbpx

Quando ir para Buenos Aires? Qual é a melhor época para visitar a Capital Argentina

por Joaquim Augusto 15.fevereiro.2019 Atualizado em 15/02/2019

Buenos Aires é uma cidade encantadora e que vale a pena ser visitada em qualquer época do ano.

No entanto, a cidade tem estações do ano bem definidas, com outonos marcados pelas folhas secas, invernos gelados e sem neve, primaveras coloridas e verões com temperaturas em torno dos 30ºC.

Contudo, conhecer bem o clima de Buenos Aires e os períodos de alta e baixa temporada é muito importante para evitar qualquer tipo de decepção.

Pois, quem prefere temperaturas mais amenas, por exemplo, deve evitar a alta temporada.

Então, para te ajudar a definir quando ir para Buenos Aires, eu juntei as principais informações sobre uma das capitais mais visitadas da América Latina. Confira!

Quando é a baixa temporada de Buenos Aires?

quando-ir-a-buenos-aires-inverno
By C.A.Müller, CC BY-SA 3.0, Link

A baixa temporada em Buenos Aires coincide com os perídos mais frios da cidade. Isso significa que as férias de julho é uma boa época para viajar para a capital argentina e encontrar hotéis disponíveis e com diárias sem preços exorbitantes.


Veja também:

Melhores Bairros de Buenos Aires

Hotéis 5 Estrelas de Buenos Aires

Hostels em Buenos Aires

Hotéis 2 e 3 estrelas em Buenos Aires


Então, na baixa temporada, por ter menos turistas, vai ser mais fácil visitar museus, monumentos e outros locais famosos, já que não terá muitas filas ou grandes aglomerações.

Porém, não esqueça de levar o agasalho para a baixa temporada, por exemplo, em julho, as temperaturas médias em Buenos Aires é de 10º C.

Mas quando é a baixa temporada em Buenos Aires? Podemos incluir os meses de junho a setembro, pois é o inverno e período mais frio da capital argentina.

Se o inverno é sinônimo de baixa temporada em Buenos Aires, logo, o verão é o período de maior movimento.

Quando é a alta temporada em Buenos Aires?

quando-ir-a-buenos-aires-verão
By MisionmediaOwn work, CC BY-SA 4.0, Link

A alta temporada vai de dezembro a meados de fevereiro e é quando a cidade ferve não só de brasileiros, mas, também, de pessoas de todo o mundo.

Contudo, o curioso é que nessa época os portenhos, como são chamados os moradores da capital, deixam a cidade para viajar. Muitos deles têm como destino o Brasil, principalmente as praias de Santa Catarina.

A dica para quem pretende viajar na alta temporada é comprar as passagens e reservar o hotel com a máxima antecedência possível para encontrar preços melhores.

Vale lembrar ainda que a cidade oferece uma grande quantidade de eventos culturais de graça na alta temporada. Uma ótima oportunidade de experienciar a cidade!

Como são as estações do ano em Buenos Aires?

Clima-buenos-aires-primavera
By María Florencia PriolettaOwn work, CC BY-SA 4.0, Link

Na hora de planejar quando ir para Buenos Aires, decerto que muita gente fica na dúvida sobre o quão frio ou quente é a cidade. Por isso já adianto que o calor em terras portenhas pode ser bem forte.

As estações do ano na Argentina ocorrem em sintonia com as do Brasil.

Clima em Buenos Aires: Outono

Abril e maio são meses com temperaturas agradáveis e, por ser outono, você vai encontrar folhas secas pelos parques, como naquelas paisagens típicas do hemisfério norte. É lindo! A temperatura média nessa época fica por volta dos 18ºC.

Estações em Buenos Aires: Inverno

No inverno, de junho a setembro, os termômetros podem chegar a marcar perto de 0ºC durante as madrugadas. Mas, durante o dia, a temperatura fica em torno dos 12ºC.

Portanto, não dá para esquecer do agasalho nesses meses. E se você não gosta tanto de frio, melhor evitar ir para lá nessa época do ano.

Primavera em Buenos Aires

Na estação das flores, de setembro a dezembro, Buenos Aires fica ainda mais encantadora por causa das Jacarandás, árvores que dão flores roxas. Elas estão por toda parte da cidade.

Além disso, e as temperaturas são amenas na primavera. É, com certeza, uma das melhores épocas para visitar a capital da Argentina.

Verão em Buenos Aires

Já no verão, as altas temperaturas tomam conta! Porque os termômetros marcam acima dos 30ºC e a sensação térmica pode ser maior por causa da umidade, ou seja, esse período não é indicado para quem não gosta de ficar suando e andando sob o sol forte.

Quando ir para Buenos Aires? Períodos de chuva e neve

E quando chove em Buenos Aires?

As chuvas podem ocorrer ao longo do ano, mas a estação em que elas são mais intensas é no verão. Já nos meses mais frios, é quando os índices de precipitação na cidade são menores.

Ah, e muita gente até acha que em Buenos Aires neva, mas não! A última vez que teve neve por lá foi em 1918.

Conhecendo as festas mais importantes de Buenos Aires

quando-ir-a-buenos-aires-carnaval
By Gobierno de la Ciudad de Buenos Aires from Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina – Carnaval Porteño, CC BY 2.0, Link

Outra pergunta recorrente: Quando ir para Buenos Aires para conhecer as festas de lá?

Faça a sua viagem coincidir com algum dos grandes eventos. Um dos principais da lista é a Feira Internacional do Livro, que costuma acontecer em abril. É, simplesmente, uma das cinco maiores feiras de livro de todo o mundo e reúne milhões de visitantes tanto da Argentina quanto do exterior.

Outra festa bastante famosa na capital argentina é o Festival e Mundial de Tango. Realizado em agosto, esse grande evento reúne diversas atividades e apresentações envolvendo a dança mais tradicional do país.

Além disso, o festival engloba uma competição dos melhores dançarinos de tango da Argentina e do mundo. Para quem gosta, é uma ótima época para ir a Buenos Aires. 

Os grandes eventos musicais e teatrais da cidade são realizados no famoso e belíssimo Teatro Colón. Artistas nacionais e internacionais se apresentam no palco mais prestigiado de Buenos Aires ao longo de todo o ano. Para conferir o calendário de atrações do teatro, basta clicar aqui.

Vale a pena passar a virada do ano e o carnaval em Buenos Aires?

Em primeiro lugar, quem estiver cogitando passar a virada de ano em Buenos Aires, precisa saber que as comemorações por lá não são tão grandiosas.

Pois, quem mora na cidade costuma viajar nessa época do ano e as principais festas de révellion são realizadas em clubes e boates. A queima de fogos na cidade é modesta, nada muito espetaculoso. Se você busca uma virada de ano mais tranquila, então Buenos Aires é o destino certo.

O mesmo se aplica ao carnaval. Embora seja feriado por lá também, o país não tem muita tradição em celebrar a data. Geralmente, existem alguns desfiles, mas bem diferentes dos realizados no Brasil.

Há ainda as murgas, que são parecidas com os nossos bloquinhos de rua. Você pode encontrar murgas em bairros como Abasto, San Telmo e Almagro.

Você já sabe quando ir para Buenos Aires? Conte para gente nos comentários e não se esqueça de compartilhar este artigo nas redes sociais.


Mais sobre Buenos Aires


Joaquim Augusto
Joaquim Augusto

Brasiliense, pai da Ana Francisca, marido da Geovana e apaixonado pela minha família e por, adivinha só, V-I-A-J-A-R. Gosto demais de planejar viagens, já fiz roteiros para América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e Oceania alguns para mim, outros para amigos, outros para clientes. #viajarcuratudo