Quando ir a Berlim? Qual a melhor época para visitar a capital alemã.

Com mais de 3,5 milhões de habitantes, Berlim é uma cidade reinventada, mas que não perde a sua cultura e história. Visitar a capital alemã é, ao mesmo tempo, uma viagem pela história e também pela tecnologia. A grande dúvida muitas vezes é quando ir a Berlim? Qual a melhor época para visitar a capital alemã? Saiba que tudo depende do objetivo da sua viagem.

Em primeiro lugar, seja primavera, verão, outono ou inverno, a verdade é que Berlim guarda eventos especiais para cada época do ano. Embora o verão, entre julho e agosto, seja uma das altas temporadas na cidade, o inverno não pode ser descartado.

Quer saber quando fugir das chuvas, filas e até conferir os melhores eventos da cidade? Então, confira a seguir as melhores dicas de quando ir a Berlim!

Alta e baixa temporada

quando-ir-a-berlim

Rio Spreen em Berlim

Embora o verão atraia muitas pessoas para as praias europeias, Berlim também é um grande reduto de turistas nessa época. As ruas ficam cheias principalmente entre julho e agosto, quando as temperaturas podem chegar a mais de 30°.

De qualquer forma, visitar Berlim mesmo no verão pode ser muito interessante. A cidade possui inúmeras áreas verdes onde os turistas podem passar o tempo e descansar do calor.

Além disso, a cidade é cercada pelo Rio Spree, ou seja: se o calor for muito grande, fique à beira do rio e a sensação irá melhorar.

O verão e a primavera são excepcionalmente divertidos em Berlim. Essas estações trazem um clima jovem às ruas, já que os alemães adoram atividades ao ar livre. Assim, você poderá aproveitar o melhor da cultura alemã passeando pelas ruas.

Normalmente a época de alta temporada também traz consigo alguns pontos negativos: filas maiores e preços elevados nas hospedagens. Assim, para quem pretende economizar e não deseja perder horas em filas, fugir do verão pode ser uma boa ideia. Na famosa “Ilha dos Museus”, onde estão reunidos os principais museus da cidade, a fila no sol dessa época pode causar algum incômodo.

>> Onde se hospedar em Berlim? Confira…

Se você deseja fugir também das chuvas, saiba que junho, no fim da primavera, é o mês mais chuvoso na cidade.

Caso esteja se decidindo quando ir a Berlim, prefira a baixa temporada e aposte entre os meses de fevereiro a maio. As temperaturas estarão ainda um pouco mais baixas, mas o frio já será suportável e terá turistas pelas ruas – além de preços mais agradáveis na hospedagem.

Clima em Berlim

quando-ir-a-berlim-clima

Portão de Brandemburgo no verão.

Localizada na região nordeste da Alemanha, Berlim tem uma temperatura média anual de 9,4°C. Mesmo com essa temperatura baixa, não se engane: os termômetros podem, sim, chegar a 35°C durante o verão.

O que acontece na capital alemã é que os novos e altos edifícios acabaram modificando um pouco o clima da cidade. Hoje em dia, normalmente a sensação térmica acaba sendo cerca de 4°C a mais no verão graças ao ar quente concentrado pelos prédios. Esse fenômeno é chamado de “microclima”.

Berlim possui um clima caracteristicamente oscilando entre seco e úmido, sem nenhum extremo entre ambas. É por isso, inclusive, que a cidade não possui períodos muito comuns de seca ou chuvas, sendo um clima mais constante durante o ano todo. Para se ter ideia, a precipitação anual média em Berlim é de 578 milímetros, que não é muita chuva.

Natal em Berlim

quando-ir-a-berlim-natal

Mercado de Natal em Berlim

As baixas temperaturas assustam os turistas no inverno de Berlim, mas o charme do Natal na cidade indica essa como uma das melhores épocas para saber quando ir a Berlim. A cidade fica ainda mais bonita com as feirinhas de Natal que se espalham por inúmeras ruas e deixam o clima natalino pelo ar.

As feiras costumam começar ainda no fim do mês de novembro e se estendem até o início de janeiro. Apesar de ser uma época em que os dias ficam mais curtos por escurecer cedo, a visita pode valer a pena! A chance da queda de neve em Berlim também é sempre uma realidade que pode deixar a cidade ainda mais bela aos turistas.

Uma das melhores feiras de natal de Berlim acontece no Gendarmenmarkt. Há estandes de comida e artigos natalinos de todos os gostos. A entrada é quase simbólica, custando um euro. Para quem busca as tradicionais pistas de patinação há a feira da Potsdamer Platz, com uma decoração única que contempla os prédios novos e antigos da cidade. Além dos estandes de comida e a pista há ainda uma rampa com neve artificial e bares com música ao vivo.

Já uma das feiras mais visitadas fica na região da Gedächtniskirche. São quase 200 barraquinhas de Natal com todo tipo de produto e comida, além de alguns brinquedos para as crianças. Se você estiver passando por Berlim com crianças também pode ser interessante conferir a feira em frente à prefeitura. Há um carrossel, pônei, roda gigante, pista de patinação e ainda um Papai Noel com trenó.

Verão com música e parques

quando-ir-a-berlim-verão

Praça Gendarmenmarkt

O verão é uma das épocas mais “musicais” de Berlim. Amantes dos eventos ao ar livre, os alemães promovem uma série de eventos ao longo do verão que já se tornaram característicos na capital.

Ademais, na famosa praça Gendarmenmarkt, normalmente no mês de julho, há concertos a céu aberto da Classic Open Air. A experiência é única com jogo de luzes e apresentações históricas. Contudo, é preciso comprar ingressos a cerca de 40 euros para assistir. No site do evento há mais informações.

Berlim também é conhecida por ser uma das cidades mais “gay-friendly” do mundo. Assim, como não poderia deixar de ser, a parada gay da cidade acontece no verão e atrai milhares de pessoas. Conhecida como “Christopher Street Day Parade“, a parada costuma acontecer em julho e inicia na esquina da Kurfürstendamm com a Joachimstaler Str, encerrando no Portão de Brandemburgo. A festa continua depois pelas ruas ao redor do Portão.

Já a famosa Oktoberfest alemã acontece em Munique, mas Berlim também não fica de fora da rota cervejeira do país. O “Internationales Berliner Bierfestival” acontece normalmente na primeira semana de agosto e reúne inúmeras cervejarias de vários países. A festa dura um final de semana reúne milhares de pessoas, além do bônus de ser gratuita.

 

Camila Costa

Jornalista e natural de Rio Grande/RS. Moro em Porto/PT desde setembro de 2017, quando iniciei o mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto.Desde então posso viver ainda mais a minha paixão por viagens (principalmente o amor por Paris). Carrego alguns países pela bagagem, mas, principalmente, a vontade de lugares sempre novos. Próxima aventura? Uma típica eurotrip, indo pelos ares, estradas e trilhos!