fbpx

Cidade próximas de Berlim para um bate-volta | Conheça 4 cidades ao lado da Capital Alemã

por Camila Costa 05.janeiro.2019 Atualizado em 22/01/2019

Berlim é cidade diversificada, com muitas atrações, mas os seus arredores também guardam surpresas aos turistas. Aliás a facilidade do transporte na organizada Alemanha facilita a visita nas cidades próximas de Berlim.

Potsdam, Dresden, Hamburgo e Leipzig são cidades que ajudam a contar a história alemã e encantam. Enquanto Hamburgo é a segunda maior cidade do país, Potsdam é menor e não menos encantadora. À sua forma e importância, cada uma delas é uma ótima opção para um dia de visita.

Confira a seguir um pouco mais dessas cidades para fazer um bate-volta em Berlim e programar a sua viagem!

Cidades Próximas de Berlim: Potsdam

Cidades Próximas de Berlim, Postdam, você vai rápido

Essa cidade está logo ao lado de Berlim, fazendo fronteira com a capital alemã. É tão perto que até o deslocamento é fácil! Pois, para chegar a Potsdam a melhor opção é a linha S7 do S-Bahn (zonas A-B-C). Com ela é possível chegar logo à estação central da cidade após uma viagem de cerca de 45 minutos e apenas 3,40€ por trajeto.

A cidade é tão conhecida e visitada por ter abrigado a família real da Prússia até 1918. Exatamente por esse motivo ela conta com inúmeros palácios que chamam atenção pelo ótimo estado de conservação. A sua importância é tanta que a cidade foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1990.

É em Potsdam que fica o Palácio Sanssouci, conhecido como o “Versalhes Alemão” graças aos belos jardins em volta. Já para quem ama a arquitetura romana, o Palácio de Charlottenhof é praticamente uma vila romana.

>> Visita Guiada ao Palácio Sanssouci (41 euros)

Um fato curioso é que Potsdam também possui um Portão de Brandemburgo. Ele, na verdade, foi construído ainda antes do portão de Berlim e recebe centenas de visitantes.

Além disso, se você tem dificuldade com a língua inglesa e, é claro, com o alemão, tem tour guiado para Postdam, partindo de Berlim em espanhol.

>> Tour guiado em espanhol para Postdam (14 euros)

Se você quiser ir a essa cidade próxima de Berlim, tem opções de excursões guiadas e até cruzeiros partindo da capital alemã.

>> Veja aqui mais de 30 atividades para fazer em Postdam (a partir de 10 euros)

Bate e Volta de Berlim mais longo: Dresden

bate e volta de Berlim, dresden

Chegar a Dresden demora um pouco mais: a cidade fica a 190 quilômetro de Berlim, cerca de 2 horas de viagem. Contudo, é um passeio que não pode faltar entre as cidades para fazer um bate-volta em Berlim. Você pode chegar a Dresden de trem ou ônibus, sendo a segunda opção possivelmente mais barata.

Dresden chegou a ser a capital da Saxônia, por isso a sua história é rica em cultura e arte. Ela ficou marcada também por um bombardeio em 1945, durante a II Guerra Mundial, quando mais de 25 mil pessoas morreram.

Quem passa pela cidade pode conhecer o belo Palácio de Zwinger, o Taschenbergpalais e a Casa da Ópera (Semperoper). A cidade é dividida pelo Rio Elba entre a Cidade Antiga (Altstadt) e a Cidade Nova (Neustadt).

Na Cidade Antiga, que foi reconstruída após os bombardeiros da II Guerra Mundial, predomina o estilo barroco. Lá é possível encontrar a maioria dos prédios históricos e locais como museus a serem visitados. A própria Casa da Ópera, que é conhecida em toda Europa pelos concertos, fica na Cidade Antiga.

A parte da Cidade Nova é repleta de restaurantes e casa noturnas para sair à noite. Além disso há diversas intervenções artísticas pelas ruas, sendo o Kunsthofpassage um dos locais mais famosos. Na verdade trata-se de uma pequena rua que desde 2001 foi transformada por artistas que fizeram do espaço uma verdadeira galeria de arte de rua.

>> Excursão partido de Berlim para conhecer Dresden (dia inteiro por 59 euros)

Hamburgo: Uma grande cidade próxima de Berlim

Hamburgo, cidade próxima a Berlim

A segunda maior cidade da Alemanha, com quase 2 milhões de habitantes, é sem dúvidas uma das melhores cidades, tem turistas que fazem um bate-volta de Berlim, no entanto eu recomendo ficar mais dias.

Porém, se você quer uma ida rápida, é possível chegar em Hamburgo de ônibus, carro ou trem, sendo o trem bala a forma mais rápida. Apesar do preço, que costuma ser mais elevado, os 290 quilômetros são feitos em 14 e 40 minutos pelo trem bala.

O porto de Hamburgo é apenas uma das atrações que torna a cidade tão conhecida. Sendo o segundo maior da Europa, ele dita o cenário da cidade. Além dele, contudo, a cidade tem muito mais para ser apreciado em uma visita.

A Igreja St. Michel é um dos pontos altos da cidade. Com mais de 130 metros de altura, a sua torre pode ser visitada pelos turistas, onde é possível ter uma bela visão da cidade. Já a Igreja de St. Nikolai guarda memórias da II Guerra Mundial. Embora esteja em ruínas, alguns pedaços seus são preservados como memória da guerra. A igreja chegou a ser o edifício mais alto do mundo entre os anos de 1874 e 1876.

Se você estiver pela cidade no fim da tarde, não deixe de assistir ao espetáculo do sol se pondo após um passeio pelo porto. Além disso, no Museu de História de Hamburgo é possível conhecer um pouco mais da história da cidade.

Aos domingos a cidade fica ainda mais interessante. O Mercado de Peixes torna-se a maior concentração de pessoas durante o dia, já que o local vende muito mais do que peixes. No chamado Fischmarket é possível encontrar todo tipo de alimentos, plantas e até animais.

>> Veja mais de 180 opções de passeios em Hamburgo a partir de 2 euros

Leipzig

Cidades perto de Berlim - Leipzig

A famosa cidade de Johann Sebastian Bach é também o símbolo da Reunificação Alemã. Até hoje é uma das cidades mais importantes para a cultura alemã. Localizada ao leste do país, Leipzig fica a cerca de 1h e 30 minutos de trem saindo da capital da Alemanha. A passagem custa em torno de 40 euros.

Como não poderia deixar de ser, um dos pontos mais visitados da cidade é o Thomaskirche. Lá foi onde o “Departamento Musical” ficou sob o comando de Bach durante alguns anos, por isso há um museu dedicado a ele logo perto, o Bach Haus. O museu guarda ainda os restos mortais do artista.

Johann Wolfgang Von Goethe também é outro nome importante na cidade. Por isso, o Goethe Memorial é um dos locais em homenagem a ele que pode ser visitado.

Além de ser um grande centro de música com referência mundial, Leipzig tem muita história para ser contada. A cidade recebeu debates religiosos com a presença de Martinho Lutero durante a Reforma Protestante, por exemplo. Já em 1989, Leipzig foi palco de protestos determinantes para a queda do então Governo Comunista, que levou o país à Reunificação.

Um dos pontos turísticos mais visitados é a St. Nikolaikirche. Ela foi o centro da revolução iniciada em 1989 e até hoje o seu estilo gótico chama atenção. É comum que ocorram concertos exclusivos para convidados no seu interior.

>> Mais de 30 passeios por Leipzig a partir de 10 euros


Mais artigos sobre Berlim


 

Camila Costa
Camila Costa

jornalista e natural de Rio Grande/RS. Moro em Porto/PT desde setembro de 2017, quando iniciei o mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto.Desde então posso viver ainda mais a minha paixão por viagens (principalmente o amor por Paris). Carrego alguns países pela bagagem, mas, principalmente, a vontade de lugares sempre novos. Próxima aventura? Uma típica eurotrip, indo pelos ares, estradas e trilhos!